Pequenas dicas para o ajudar a ser promovido


Por muito que goste do seu trabalho, o mais provável é desejar aquela promoção que há tanto tempo ameaça chegar mas consegui-la nem sempre é fácil e depende muito do quão pro-ativo você for. Com estas dicas estará preparado para investir na sua carreira e quem sabe 2018 será o seu ano de triunfo.

Revele o seu interesse
O primeiro grande passo é comunicar à chefia que pretende candidatar-se a uma promoção. Eles irão analisar o seu trabalho de outra forma e saberão que caso precisem podem tê-lo a si como possível candidato a determinado projeto ou lugar na empresa. Se eles não conhecerem as suas intenções, podem optar por outro membro da equipa “aleatório” ou por um colega que tenha revelado as suas intenções previamente.

Colabore
Mostre-se interessado nos procedimentos da sua empresa e não tenha medo de ajudar os seus colegas. Tente fazer parte do maior número de projetos e esteja preparado para sair da sua área de conforto. Se sente que será uma mais valia, invista o tempo no maior número de atividades possíveis e revele-se um elemento indispensável. Nunca diga que não a propostas e mantenha-se disponível - é um esforço extra que valerá a pena.

Mostre a sua paixão
Se um projeto está a falhar, procure perceber porquê e ofereça alternativas. Um dos elementos mais desejados por empregadores é a paixão que a equipa demonstra perante a empresa. Mostre que fará tudo para os projetos seguirem em frente da melhor forma.

Aprenda com os erros
Mais do que cometer erros, faça questão de frisar que não comete o mesmo erro duas vezes. Aprenda com o que falhou e descubra como pode evitar que a situação de repita no futuro, apresentando alternativas de procedimento não apenas a si mas igualmente à sua equipa.

Seja autónomo
Se existe um problema à espera de resolução, avance como responsável. Se o seu chefe menciona que gostaria de levar a cabo um projeto novo, mostre-se interessado em fazer parte dele. Não espere que as funções e os trabalhos cheguem até si. Revele ser capaz de procurar trabalho e de resolver problemas sem ajuda ou pré-indicação.

Se a sua chefia vir em si alguém em quem pode confiar, ela ficará mais apta a escolhê-lo para promoção. Destaque-se dos restantes membros da equipa e revele que você é uma mais valia para o futuro e o sucesso da empresa.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Como trabalhar enquanto viaja pelo mundo - o Nomad Digital
Como consolidar a carreira com a vida familiar

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais