Dicas para brilhar na sua entrevista


Entrar no mundo do empreendedorismo não é tarefa fácil e o passo mais importante é sem dúvida perder o medo de ir ao máximo de entrevistas possível. O segundo é o de saber quais os pontos em que deve centrar a sua entrevista - o que dizer, o que fazer - e estas dicas irão ajudá-lo a marcar pontos dos profissionais a que se apresenta.

Preparação é chave
Mais do que as suas habilidades académicas, um empregador irá tentar perceber se a sua personalidade e método de trabalho se encaixam nos da cultura da empresa. É importante, por isso, estudar a empresa a que se candidata - conhecer a sua história, os seus projetos, o seu modo de trabalhar. Por exemplo, imaginemos que a empresa funciona essencialmente com pessoas que estejam à vontade para trabalhar a partir de casa. Seria indesejado que na entrevista mencionasse o facto de adorar trabalhar num escritório físico junto de outros colegas. O empregador pode ficar com a ideia de que não consegue funcionar em pleno se estiver fora do ambiente tradicional de uma empresa e rejeitá-lo com base nesse sentimento.

Ser o candidato ideal desde o início
Chegar atrasado, cheirar a tabaco ou suor são situações que deve evitar ao máximo. Mantenha uma apresentação limpa e formal - seja o candidato ideal somente pela sua aparência e comece a entrevista com uma boa impressão imediata. De igual modo, coloque o telemóvel em modo silêncio (sem vibração), não mastigue pastilha elástica, evite distrair-se, e não abuse do contacto visual com o entrevistador.

Confiança
A confiança é um elemento importante em qualquer parte do mundo do empreendedorismo. Esteja confiante do seu trabalho, do seu empenho e daquilo que poderá oferecer à empresa. Mostrar confiança fará com que o entrevistador invista em si como pessoa e como futuro novo membro da equipa.

Neutralidade
Se colocado com uma pergunta sobre política, tente ser o mais neutro possível. Mostre que aceita opiniões diferentes à sua e freze que a diversidade é algo positivo no seio da empresa - muitas vezes, as empresas tentam despistar candidatos que eventualmente iriam criar um mau ambiente dentro da equipa. Se revelar uma opinião demasiado forte sobre um assunto, falar mal de um antigo empregado ou de um membro atual da equipa, pode levar - e muito provavelmente levará - a que a sua entrevista não corra bem.

Paixão
Aplicável principalmente quando se trata de startups, é fulcral que você tenha paixão genuína pelo projeto que tem à sua frente. Não mencione remuneração, nem horários de trabalho pois estes serão um indicativo de que o seu interesse na empresa é somente monetário. Se um negócio deseja crescer terá de escolher para a sua equipa indivíduos que, acima de tudo, mostram dedicação e paixão pelos projetos e pelo futuro destes, caso contrário, sujeita-se a perder a equipa nos momentos difíceis e de incerteza.

Seja simpático, sorria e mostre-se disponível para fazer parte da equipa de forma amigável e apaixonada. Juntamente com a sua experiência académica e profissional, as chances de sair vitorioso de uma entrevista de emprego irão subir com estas dicas simples mas fundamentais.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Torne-se numa pessoa confiante
Como aumentar a sua auto-estima

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais