Empreendedorismo

Dicas para o sucesso de um Franchise


Já alguma vez se questionou por que razão alguns franchises prosperam e outros acabam com um sinal de "fechado" pendurado à janela? É certo que por vezes o conceito e a localização do franchise são aspetos preponderantes para o sucesso, mas na maior parte das vezes isto tem a ver - choque-se - consigo.
Fazer as escolhas certas ao longo de todo o percurso e evitar certas "armadilhas" é o ponto de partida para aumentar a viabilidade do seu franchise. Eis 10 dicas para aumentar a probabilidade do seu franchise ser bem-sucedido.

1- Escolha o negócio certo para si
Enquanto franchisado é essencial que escolha um negócio compatível com as suas skills. De que forma? Pergunte-se o que gostaria de fazer. Se, por exemplo, gostar muito de crianças, procure um franchise que lhe permita ter contacto com elas. Se a sua paixão for a tecnologia, um franchise relacionado com computadores é o mais indicado para si. Contudo, é importante que não se limite a pensar nos produtos ou serviços que irá oferecer mas também nas tarefas que irá executar. Abrir um restaurante é muito mais do que cozinhar; é gerir, contratar, treinar e despedir staff.

2- Melhore as suas business skills
A maior parte dos franchisadores irão ensinar-lhe os sistemas do negócio de forma a prosperar mas esperam que acrescente algumas business skills. É imprescindível que perceba minimamente de contabilidade, que saiba ler e trabalhar documentos financeiros e que consiga proceder à contratação e despedimento de empregados. Se se sentir um pouco "enferrujado" nestas matérias, considere frequentar cursos que lhe permitam solidificar conhecimentos. Faça-o anualmente. Existem cursos e seminários para todos os gostos.

3- Aprenda o sistema do franchise
Parte da razão pela qual escolheu determinado franchise, é porque tem um sistema de sucesso. De forma a mantê-lo tem que aprender o seu sistema. Não se limite a escutar de forma superficial o que têm para lhe dizer; absorva tudo o que conseguir. Leia manuais e trabalhe em conjunto com outros franchisados até à grande abertura. Porém, não dê ouvidos se os outros franchisados lhe disserem que têm melhores regras do que aquelas estabelecidas pelo franchisador. Implementar mudanças por sua própria conta poderá colocar o franchise em risco. Não tente rebelar-se. É imprescindível que siga todos os elementos do sistema imposto para que o nível de segurança e confiança entre si e o franchisador seja elevado.

4- Faça um plano de negócio
Construir um plano de negócio pode parecer, à partida, algo intimidante para quem está a começar. Desengane-se! Basta que defina de forma simples alguns objetivos e faça uma projeção financeira básica do ano seguinte, para apresentar no banco. Em caso de dúvida consulte o seu franchisador.

5- Dê-se bem com os outros
Nunca se esqueça que o seu franchise é apenas uma peça do puzzle. A colaboração é a palavra-chave. É necessário que perceba de que forma está inserido na empresa, que seja respeitador e, simultaneamente, que traga novidades.. Inove sempre olhando para o seu franchising como uma parte de uma rede.

6- Tome controlo
Parte do encanto de um sistema de franchise tem a ver com o apoio que o franchisador poderá fornecer-lhe. No entanto, grande parte do sucesso ou falhanço do seu franchising é, largamente, responsabilidade sua. Sim, é verdade que o seu franchisador irá fornecer-lhe todas as informações de que necessita acerca do sistema e as ferramentas para construir o negócio. Mas, no dia-a-dia, estará sozinho. Poderá colocar questões ao franchisador mas as decisões serão tomadas unicamente por si. Aceite e desfrute desta liberdade - é parte da atratividade do empreendedorismo!

7- Nunca pare o marketing
A sua função enquanto franchisado é, acima de tudo, as vendas e o marketing do seu produto/serviço. Não espere que o seu franchisador o relembre disto - faça o seu próprio marketing, analise a eficácia de cada método, partilhe técnicas eficazes com os seus companheiros franchisados. Não ocupe a maior parte do seu tempo com tarefas administrativas. Lembre-se: as iniciativas de marketing são de extrema importância e se as ignora está, simplesmente, a limitar o seu sucesso.

8- Se não sabe vender, contrate alguém que saiba
Sejamos honestos: algumas pessoas detestam vender. No entanto, as vendas são parte inevitável de qualquer franchise. Se não se sente confortável na execução desta tarefa, contrate alguém que esteja. Saia da sua zona de conforto e escolha pessoas com uma personalidade diferente da sua.

9 - Evite cartões de crédito
Certifique-se de que tem bastante dinheiro antes de se lançar num negócio. Evite cartões de crédito pois, as suas incrivelmente altas taxas, poden corroer lentamente os seus lucros e causar-lhe stress. Financiamento real com taxas aceitáveis é dificil de obter mas não impossível. Procure ajuda financeira logo que aviste uma crise no seu negócio.

10 - Conheça a sua indústria
Logo que o seu franchise estiver a funcionar sobre rodas, aprenda o máximo que puder acerca da sua nova indústria (para complementar as informações aprendidas durante a busca do franchise). Quase todos os setores têm associações e encontros para empresários trocarem ideias. As associações comerciais e direcções regionais de comércio reunem frequentemnte empresários novos e/ou já estabelecidos, proporcionando um grande fórum de aprendizagem e networking. Os seus colegas franchisados podem também oferecer-lhe um bom insight sobre a indústria. Recorde-se: não ignore a rede.

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Inspirações

Livros, filmes, séries e jogos para inspirar o seu negócio

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais