Dicas de como começar à procura da sua equipa


Contratar novos membros para a sua equipa é sempre um passo importante, especialmente, quando se trata do início de um negócio! As primeiras pessoas que farão parte do seu projeto, devem ser idealmente as que passarão mais tempo consigo e aquelas cuja paixão se assemelha à sua. Caso contrário, pode muito bem ser o fim da sua startup antes mesmo dela começar. No entanto, sabe o que fazer antes de iniciar as primeiras entrevistas?

Defina a cultura da sua empresa
Combinação dos seus valores, objetivos e comportamentos, a cultura da sua empresa pode demorar algum tempo a estabelecer-se mas é importante que a equipa partilhe destas “crenças”. Ainda que todos sejamos diferentes e que essa diversidade deva ser respeitada, é fundamental que exista algo forte em comum que os mantenha unidos, principalmente nos momentos mais difíceis.

Pegue numa folha ou abra um documento no seu computador e escreva algumas linhas, definindo características que gostaria de encontrar, qual a sua missão, entre outros pontos relevantes. Mais do que uma empresa, você deve criar uma família.

Perceba o que realmente está em falta
O amontoado de trabalho é tanto que você chegará a um ponto onde não terá outra alternativa senão contratar novos membros para a equipa, provavelmente os primeiros. Enquanto que quando somos nós a executar todas as tarefas, definir funções é algo automático, é importante perceber quais são exatamente as funções que precisam de ajuda - ao mesmo tempo que convém contratar alguém flexível e que consiga alterar a sua função ou, eventualmente, assumir mais do que uma tarefa.

O que está em falta? Um gestor? Alguém para elaborar artigos para o seu site ou para o criar e atualizar? É indispensável ter um contabilista ou até mesmo um assistente que o possa ajudar ao longo do dia?

Não se foque em currículos
Agora que já sabe o que gostaria de encontrar, entenda que ninguém estagna profissionalmente, ou pelo menos isso não é desejável. Vá ao encontro de profissionais que possa ver desempenhar bem o seu papel mas também que possam evoluir, adquirir novos conhecimentos, e dar o seu melhor sempre.

Escolha não somente bons profissionais mas também membros que partilhem os seus ideais e a sua vontade de ver a empresa crescer. No final, deve-se tratar de um conjunto de características que trazem vantagens à eficácia do trabalho e há boa relação entre a equipa.

ARTIGOS RELACIONADOS:
Não crie más relações na hora de apresentar a sua carta de demissão
Fundamentais de como começar a produzir vídeos

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais