Dicas para quando comunica aos media


Mais tarde ou mais cedo será contatado pelos media para uma entrevista e é fundamental preparar-se para o que o espera. Esta é uma boa oportunidade de marketing, possibilitando que promocione o seu negócio em grande escala. Para além disso, permite ao jornalista promover a sua marca corretamente, tendo acesso a todo o tipo de informação e não somente àquela que encontra esporadicamente pela internet. Descubra algumas dicas de como comunicar as suas ideias corretamente e dar um discurso facilmente compreendido e digno de ser partilhado.


As ideias chave

Quais são as ideias chave que gostaria de transmitir a quem o ouve ou lê. Independentemente das perguntas que lhe façam, mais tarde ou mais cedo poderá incluir aquilo que não pode deixar de contar sobre a sua empresa. Qual a missão? O que pretende mudar no mundo?


Estude quem o vai entrevistar

A sua entrevista será diferente consoante a área de quem o entrevista. É um jornalista especializado em empreendedorismo? Ou alguém que se foca em outra área de interesse? Procure saber mais sobre o seu trabalho e prepare-se para o tipo de perguntas que ele tende a fazer.


Construa um discurso

Imagine as perguntas que lhe podem ser feitas e construa na sua cabeça uma linha de ideias que possa transmitir de forma correta e completa, evitando repetir a mesma informação ou partilhá-la de forma confusa. Se precisar de falar sobre um tema mais complexo, use o tempo que precisar para visualizar o que vai dizer.


Conclua com êxito

Ofereça-se para enviar documentos ou informação adicional e não se esqueça que se prometeu fazer algo na entrevista, terá de o fazer eventualmente e o mais depressa possível, protegendo a sua credibilidade e a da empresa.


Não se esqueça que os seus clientes e parceiros irão certamente ver o produto final, assim como possíveis novos clientes e parceiros, pelo que é importante não falhar na hora de apresentar o seu negócio. Quer seja convidado ou proponha você uma entrevista, aproveite bem esta oportunidade para o favorecer.


ARTIGO RELACIONADO:

Dicas para se tornar num expert da sua área


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais