5 dicas para recuperar o espírito criativo


Os seres humanos são criaturas adaptáveis – aprendemos depressa e adquirimos habilidades com facilidade, encontrando novas formas de ultrapassar os obstáculos. No entanto, da mesma forma que isto acontece, acontece também que ficamos aborrecidos e conformados quando a novidade, inevitavelmente, desaparece.

 

Para combater esta “maleita”, eis 5 coisas que pode fazer para recuperar o seu espírito criativo.

 

Assuma

Se está a sentir-se cansado e desinspirado, compreenda que este é um sentimento que eventualmente vai passar – mas apenas com ação dedicada. O que sente é sério e merece a sua atenção. A sua realização é importante e descartar o descontentamento como “uma má semana” ou um “mês para esquecer” é um desserviço. Assuma responsabilidade pelo que sente e desafie-se a mudar algo para melhorar a sua situação.

 

Sonhe

Lembra-se quando começou a trabalhar na área? Havia uma magia em tudo. Pergunte-se: o que era diferente nessa altura? Talvez celebrasse mais os seus sucessos, ou talvez se desafiasse mais. Mas independentemente do que mudou, uma coisa é quase sempre verdade: esqueceu-se de sonhar tão alto como sonhava quando começou.

 

Leve o trabalho para fora do escritório

Faça uma viagem para algum lado relacionado com o seu trabalho e que lhe vá dar uma nova perspetiva sobre o que faz. Se tiver pontos de venda, visite-os, ou se tem uma loja de ferragens (por exemplo) visite algumas das mais clássicas lojas de ferragens da cidade para inspiração.

 

Mude de cenário

Se for possível, tire um dia para trabalhar fora a partir de um ambiente menos convencional. Talvez um café, um aeroporto ou uma biblioteca. Quanto mais estranho o espaço, melhor. Perturbar a rotina pode ser uma das melhores formas de estimular a criatividade.

 

Use um diário

Pense em si como um pioneiro; um filósofo da sua indústria. Se não colocar questões, quem colocará? Mantenha um pequeno diário onde poderá escrever as maiores questões sobre o que é possível. “E se desta vez usássemos um material diferente?”. Não precisa responder a todas as questões: afinal, tudo o que é preciso é uma ideia revolucionária para o inspirar de novo.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

SCAMPER

Técnica dos Dois Hemisférios Cerebrais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais