Empreendedorismo

Dicas para responderem mais aos seus emails


Se está cansado de enviar dez emails e receber respostas apenas a dois, saiba que não está sozinho. Ter emails sem resposta pode ser incrivelmente frustrante e limitador, mas há algumas estratégias que pode utilizar para aumentar as suas probabilidades de resposta.

 

Escreva como uma criança

Parece que estamos mas a brincar, mas não. Segundo vários estudos efetuados por Universidades internacionais, os emails com linguagem mais simples – digna de uma criança – são mais abertos e lidos do que emails com linguagem complexa e técnica. É evidente que estes resultados dependem do contexto e assunto do email, mas de um modo geral, não complique a linguagem, faça frases curtas e objetivas.

 

Escreva com Emoção

Outro fator importante na determinação da taxa de resposta é a utilização de expressões positivas ou negativas na mensagem – ou seja, a demonstração de emoções. De facto, se os seus emails forem ligeiramente positivos (com palavras como ótimo, fantástico, prazer, etc) ou ligeiramente negativos (com palavras como ódio, mau, reclamação, etc) têm maior taxa de resposta do que emails emocionalmente neutros. Tenha apenas em atenção que não deve exagerar em nenhum dos dois casos.

 

Emails Curtos, mas não em demasia

O tamanho ótimo de um email situa-se entre as 50-125 palavras, o que, por norma, garante uma taxa de resposta de mais de 50%. Emails demasiado curtos ou demasiado longos incitam a menor resposta.

 

Assuntos curtos e incisivos

Para que tenha noção da importância do assunto do seu email, os especialistas de email marketing têm um passo específico no desenho de campanhas que testa a taxa de abertura dos assuntos dos emails. Desta forma, percebemos a importância crucial do assunto do seu email – idealmente deve conter 3 a 4 palavras, sendo que quanto maior for além disso, menor taxa de resposta é passível de ter. Emails sem assunto têm, por norma, uma taxa de abertura inferior a 15%.

 

Questões

Emails que colocam 1 a 3 questões têm uma taxa de resposta muito mais elevada do que emails que não fazem nenhuma pergunta. Da mesma forma, se bombardear o seu contacto com infindáveis perguntas, também aumenta a sua probabilidade de não-resposta.

 

Subjetividade e opinião

Se o seu estilo de email é mais factual, considere acrescentar-lhe alguma personalidade, pois os estudos concluem que emails mais subjetivos e com traços de opinião são mais passíveis de gerar resposta.

 

Horas do dia específicas

É cientificamente comprovado que existem horas do dia em que é mais passível de receber respostas aos seus emails: de manhã e à hora de almoço. Aproveite estes momentos para o fazer.

 

 

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