Empreendedorismo

Como melhorar o seu site mobile


Vivemos a era dos smartphones e tablets e é através deles que cada vez mais acedemos à Internet. Isto significa que terá que adaptar o seu website a nova realidade mobile-friendly. Quando o cliente visita o seu site mobile espera que a experiência seja diferente daquela que tem num website tradicional. Se os conteúdos surgem desorganizados e o website não está preparado para se adaptar ao mobile é provável que seja rapidamente ignorado por um potencial cliente.


 
Preparado para fazer esta importante transição? Aprenda 10 regras importantes.

 

1- Corte nos conteúdos
Dadas as limitações com o tamanho dos ecrãs, o primeiro passo na criação de um site mobile é a escolha dos conteúdos que irá incluir. Os utilizadores de smartphones procuram, tipicamente, localizações de lojas, horários e contatos. Coloque essa informação no topo da homepage em conjunto com um link para o endereço no Google Maps. Não se esqueça de acrescentar uma chamada "click to call" em todas as páginas do website. Elimine os conteúdos que não sejam essenciais. Em suma, simplifique.

 

2- Limite a quantidade de texto a inserir
Preencher formulários extensos num smartphone ou tablet é uma tarefa complicada. Opte por menus suspensos, cheklists ou escolha múltipla para que os utilizadores possam selecionar as respostas em vez de as ter que digitar.

 

3- Planeie o layout do site mobile
As páginas do seu site mobile demoram mais tempo a carregar do que as tradicionais. Para facilitar o processo - e não esgotar a paciência dos utilizadores - limite o número de páginas a um mínimo. Crie um layout o mais simplificado e intuitivo possível. Ao fazê-lo os visitantes irão ter uma melhor experiência no seu site.

 

4- Crie um design adaptável
Uma vez que existe uma grande variedade de tamanhos de ecrã, o seu site mobile necessita de encaixar em cada um deles. Um design definido apenas para um tamanho colocará de parte bastantes utilizadores: aqueles que veem os seus conteúdos mais pequenos ou, pelo contrário, a sair do ecrã.

 

5- Não modifique a identidade visual
Ainda que o seu site mobile seja mais simplificado que o tradicional, é imprescindível que combine os elementos da identidade visual em ambos. Nunca se esqueça que: 1) o site mobile é um ponto de contato com a sua marca e deve refletir e promover a sua essência; 2) os utilizadores antigos estão acostumados a um design que lhes seja familiar.

 

6- Utilize espaço em branco
Há uma tendência natural para se colocar o maior número de informação possível num website. Controle esse desejo. O espaço em branco dá, não só, uma aparência mais clean e sofisticada ao seu website, como também assegura que os visitantes cliquem facilmente onde pretendem.

 

7- Limite as imagens
Demasiadas imagens ou imagens muito largas, demorarão mais tempo a carregar num dispositivo móvel, deixando potenciais clientes frustrados. Utilize imagens pequenas e comprima-as para que o seu carregamento seja mais rápido.

 

8- Evite Java ou Flash
A razão óbvia para evitar o Flash é o fato dos produtos Apple não suportarem este formato. Dado que os iPhones compõem 30% do mercado de smartphones, uma parte significativa da sua audiência não iria conseguir aceder aos seus conteúdos. Similarmente, muitos telemóveis não suportam Java ou demoram mais tempo a abrir.

 

9- Não utilize janelas pop-up
Navegar em vários separadores e janelas é mais complicado nos dispositivos móveis e poderá atrasar a vida a quem os utiliza. Se for necessário abrir uma nova janela, certifique-se de que alerta o utilizador para que ele não se perca na navegação.

 

10- Permita que as pessoas visitem o site completo
Mesmo que tenha feito uma boa seleção de conteúdos a incluir na versão mobile do seu site, haverá sempre alguém que necessita de informações não disponíveis. Como tal, certifique-se que inclui links em diversas páginas que permitam que os utilizadores regressem à versão completa do site.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais