Empreendedorismo

8 Dicas para Trabalhar em Casa


Por incrível que pareça, trabalhar a partir de casa não é uma tarefa nada fácil e não é, definitivamente, para toda a gente. Se está a começar uma nova atividade ou empresa neste modelo, aproveite as valiosas dicas que temos para lhe dar.

 

1. Estabeleça um espaço específico de trabalho

Use um espaço em casa que designe única e exclusivamente para trabalhar. Trazer trabalho para a mesa de jantar ou para a cama pode influenciar a sua capacidade de descanso, e trazer o computador para o sofá pode criar associações mentais que tornam difícil que se afaste do mindset do trabalho, mesmo quando está a relaxar.

 

2. Tenha uma boa cadeira

Não tenha quaisquer reservas ao investir numa cadeira confortável que o mantenha alinhado durante todo o dia. Se quiser ser ainda mais saudável, opte por uma secretária alta e trabalhe de pé para reduzir o peso suportado pelas suas costas.

 

3. Intervalos obrigatórios

É incrivelmente fácil ficar agarrado à cadeira e ao trabalho o dia inteiro, especialmente se estiver num espaço confortável. No entanto, é essencial combater esse comodismo. Levante-se pelo menos uma vez por hora e saia de cada pelo menos uma vez por dia. Se necessário, coloque despertadores para se lembrar das suas pausas.

 

4. Respeite um Horário

Trabalhar a partir de casa tem uma vantagem muito óbvia: pode fazer os seus próprios horários. No entanto, tem também um grande perigo: muito facilmente, estes horários descontrolam-se. A sua sanidade mental vai agradecer e muito se estabelecer um horário/calendário diário que respeite.

 

5. Não se esqueça do Exercício

Se há muitos trabalhos extremamente sedentários, trabalhar a partir de casa é um dos Reis desta categorização. Por esta razão, é essencial agendar treinos e exercício físico algures no seu horário diário. Aproveite a flexibilidade de horários: a saúde está sempre em primeiro lugar.

 

6. Saia, Marque Reuniões

Lá porque trabalha em casa não quer dizer que não possa ter atividades fora deste espaço. Experimente trabalhar um cowork ou até marcar reuniões ocasionais com alguns colegas ou clientes. Uma pontual mudança de ares faz sempre maravilhas.

 

7. Cozinha bem equipada

Trabalhar em casa tem alguns perigos, e a alimentação pode ser um deles. Se os momentos de maior stress podem levar a descontrolos complicados na sua alimentação, faça um esforço por manter muitos mas bons snacks em casa – comida saudável, frutas e vegetais.

 

8. Tome duche e vista-se como se fosse para o escritório

Este é um ponto importante: não fique a trabalhar de pijama o dia inteiro. Emocionalmente, pode e irá afetá-lo, tem a nossa garantia. Trate o seu dia como se trabalhasse fora de casa: cumpra horários, tome o seu duche, coma um bom pequeno almoço e vista uma roupa adequada para trabalhar. Vários estudos já comprovaram que a roupa que usamos para trabalhar tem efeitos na nossa performance e confiança.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Trabalhar em Casa - Erros a Evitar

Espaços de Cowork em Portugal

Ideias de Negócios em Casa

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais