Empreendedorismo

Dicas para usar melhor o telefone profissionalmente


Apesar de vivermos na Era da Internet, a comunicação via telefone é ainda absolutamente crucial para o sucesso de uma empresa ou negócio. Seja para fechar uma venda, falar com uma colaborador ou tirar dúvidas com um fornecedor, saber falar ao telefone é portanto uma skill essencial mas que muitas vezes é subvalorizada em ambiente profissional.

 

Eis uma lista prática do que deve e não deve fazer durante uma chamada telefónica profissional.

 

O que deve Fazer

- Quando recebe uma chamada, é importante atender na altura certa: dois ou três toques é o ideal;

- Imediatamente quando atende a chamada deve adereçar a outra pessoa com uma emoção positiva: “Bom dia” ou “Boa tarde”, dando depois o seu nome e o nome da empresa contactada;

- Sorria antes de atender: o sorriso molda a voz e dá-lhe um tom mais amigável e agradável;

- Para que o som seja o mais claro possível, o microfone do telefone deve estar a sensivelmente dois dedos de distância da boca;

- Quando quem telefona está a falar, oiça sem interromper;

- Se está a realizar uma chamada, deve sempre apresentar-se antes de perguntar pela pessoa que procura;

- Devolva sempre as chamadas que promete devolver.

 

O que não deve Fazer

- Se lhe estão a ligar, não atenda imediatamente no primeiro toque – quem lhe está a ligar não o espera e pode sentir-se desconfortável;

- Não atenda o telefone enquanto come ou bebe – vai notar-se sempre que falar e dá um aspeto pouco profissional;

- Se tiver de abandonar momentaneamente o telefone, nunca desligue a chamada – coloque antes a pessoa em espera e confirme de minuto a minuto se ainda está do outro lado enquanto faz o que tem a fazer;

- Nunca responda “não sei” – prefira sempre algo como “deixe-me confirmar”;

- Nunca transfira uma chamada sem antes informar a pessoa do outro lado e pedir-lhe autorização;

- Nunca termine uma chamada sem um final positivo como “obrigada por ter ligado” ou “tenha um ótimo dia”.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como gerir o email?

Ferramentas de Email Gratuitas

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais