Empreendedorismo

Dicas de vendas para introvertidos


É um facto que nem todas as pessoas gostam de estar no centro das atenções. Mas ser introvertido socialmente, numa festa, não impede que seja extrovertido noutro tipo de situações. No contexto das vendas, é necessário que saia da sua zona de conforto mesmo que não se sinta naturalmente confortável ao fazê-lo. De que forma?

 

1- Seja apaixonado pelo que faz. 

Se estiver amplamente entusiasmado com o que está a vender tem que, automaticamente, partilhá-lo com o mundo. Falar apaixonadamente do seu produto ou serviço fá-lo estar menos interessado na forma como é visto pelos outros e mais concentrado nas qualidades do que está a oferecer.

 

2- Faça aquilo que mais teme.

É muito importante que faça coisas nas quais se sinta mais desconfortável. Tente ser corajoso e enfrentar os seus medos. Seja ele qual for, comece exatamente por aí para o tentar ultrapassar. Irá enchê-lo de coragem e autoconfiança.

 

3- Seja persistente ao ponto de ser criticado.  Na vida e nos negócios - especialmente em vendas - não espere sucesso se nunca for criticado. Faça um follow up dos clientes exaustivo e quando eles reclamarem faça-os admirá-lo pela sua persistência. Se acredita no seu produto, empresa e em si próprio, então terá que insistir e arriscar mesmo que seja criticado por isso.

 

4- Cumprimente todas as pessoas.

Recuse-se a passar pelas pessoas sem as cumprimentar. Olhe-as nos olhos e diga-lhes um 'olá'. Isto irá ajudá-lo a decidir à vontade quando quer ser extrovertido.

 

5- Observe as pessoas pelas suas diferenças.

Após uma série de respostas negativas é provável que comece a ver os potenciais clientes como potenciais rejeições. É neste momento que terá que pensar que as pessoas são diferentes umas das outras, ou seja, poderão não responder de forma igual à sua venda.

 

6- Force-se a estar em público.

Saia de casa e do seu escritório tantas vezes quanto possível, para socializar com pessoas. Frequente os mesmos locais várias vezes até se sentir confortável com as pessoas que lá trabalham. Converse com as pessoas como se fossem da sua família.

 

7- Faça palestras públicas.

A única forma de se sentir confortável a falar com pessoas é experimentar discursar em público. Se sente dificuldade neste campo, considere juntar-se a um grupo motivacional onde todas as pessoas estejam a aprender a discursar em frente a terceiros.

 

8- Mantenha-se ocupado.

Quando tem sítios onde ir constantemente, não há tempo para estar desconfortável. Mantenha-se em movimento e se necessitar de ajuda não hesite em perguntar às pessoas.

 

9- Ajude outras pessoas nas vendas.

Sempre que estiver uns tempos sem fazer vendas, ofereça-se para ajudar outros vendedores. Após algumas rejeições, a tendência é que fique mais ansioso e introvertido. Ao ajudar um parceiro de vendas rapidamente concluirá que não tem nada a perder, sentir-se-á mais descontraído e reconquistará a sua autoconfiança. Logo que consiga ajudar um colega a vender,  está preparado para voltar à sua carteira de clientes por si mesmo.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais