Empreendedorismo

Técnica dos dois hemisférios cerebrais


É de conhecimento geral que o cérebro humano é constituído por dois hemisférios que pensam de forma diferenciada: por um lado, o hemisfério direito é conotado com a criatividade e a não verbalidade, por outro, o hemisfério esquerdo é associado com a lógica e natureza analítica.

 

O que normalmente acontece é que utilizamos ambas as partes do cérebro, fazendo com que as duas formas de processamento interfiram entre si, reduzindo o potencial da sua performance. Eis que surge então a técnica dos dois hemisférios cerebrais, que poderá ajudar a sua empresa a aproveitar ao máximo o potencial do hemisfério mais ativo de cada um dos colaboradores.

 

Numa primeira instância, o líder deve dedicar-se a identificar os colaboradores mais criativos e os mais objetivos, através de pequenos questionários ou até da perceção que cada pessoa tem de si própria e dos outros. Posteriormente, os participantes devem ser separados em função da sua característica principal.

 

De seguida, o líder deverá dar instruções para que cada grupo gere ideias em torno do tema que pretende discutir ou o problema que quer solucionar em cerca de 15 minutos, organizando uma lista, sendo que cada grupo deve levar em conta apenas a sua característica principal.

 

Após este “brainstorming de duas saídas”, o líder deverá voltar a constituir dois novos grupos, sendo que desta vez cada um deles é composto por metade das pessoas de cada equipa. Neste momento, os grupos deverão poder combinar ideias de ambas as equipas da primeira etapa e, fazendo interseções e ajustes, chegar a novas ideias. 

 


ARTIGOS RELACIONADOS
Brainwriting
Brainstorming
Seis Chapéus do Pensamento

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais