7 Elementos de uma Oferta Irresistível


Quer falemos de um produto ou de um serviço, a vida de qualquer negócio está na capacidade de uma oferta absolutamente irresistível.

 

O problema é que a maior parte dos empreendedores não conseguem edificar uma oferta irrepreensível e também tê muitas dificuldades ao identificar o seu público-alvo. Ora o primeiro passo para uma grande oferta é conhecer o seu cliente e conhecer profundamente o seu setor de negócio.

 

A partir daqui existem sete elementos-chave para construir uma oferta irresistível, e cada um destes sete é absolutamente crucial.

 

Seja Claro

Seja claro sobre o que quer vender, e estamos a falar muito a sério. Pessoas confusas não vão comprar nada. É aqui que entram as suas habilidades de copywriter – e se não as tiver, é melhor começar a procurar alguém que as tenha. Desenvolva uma mensagem fácil e compreensível sobre a venda que pretende alcançar. A melhor forma de o fazer é apresentando um benefício ou propósito específico do produto/serviço. Use números, percentagens, datas. Assegure-se de que tem um título intrigante e relevante.

 

Ofereça Valor

O valor tem sofrido muito no modelo de negócios moderno. Porquê? Porque cada vez mais os empreendedores querem fazer menos e receber mais por isso. Ora este não é o modelo que deve procurar. O cliente é o seu Deus e é crucial que o seu produto/serviço lhe ofereça um valor inegável. Lembre-se que não há melhor ferramenta de marketing que o word-of-mouth, portanto assegure-se de que cai nas boas graças de todos os seus clientes.

 

Descontos ou Oferta Premium

O cliente precisa de uma razão para comprar o seu produto/serviço naquele exato momento e não “deixar para mais tarde” porque, convenhamos, o mais provável é que não volte a fazê-lo. Para que isso aconteça, é importante implementar um mecanismo de descontos ou bónus irresistíveis ou até criar uma alternativa Premium com mais benefícios do que a normal. Um desconto ou uma oferta diferente pode fazer a diferença num potencial cliente em dúvida.

 

Explique

O ceticismo é um traço profundamente humano, e não importa o que queira ou esteja a vender: o cliente vai ter de ser convencido a comprar. Enquanto é importante manter a informação o mais clara e concisa possível, é também essencial que use pontos de explicação que vão bater na caixa da psicologia de compra e do copy eficiente de vendas. O objtivo não é enganar ninguém mas sim explicar com entusiasmo porque é que devem comprar o que está a oferecer.

 

Resposta Imediata

Requerer uma resposta imediata é meio caminho andado para o fecho de uma venda. Talvez a sua oferta especial acabe dentro de umas horas, ou talvez só haja um número limitado de um determinado produto. O importante é que haja aqui algum sentido de urgência a comunicar. Comunique que o tempo é escasso e que uma medida (compra) deve ser urgentemente tomada.

 

Call-to-Action irrepreensível

Por incrível que pareça, muitos pontos de venda – físicos e online – falham num passo crucial da sua comunicação: incluir um call-to-action forte, visível e claro. Diga ao seu possível cliente o que quer que ele faça como se fosse uma criança. “Clique em ‘Compre Agora’, introduza os seus dados e faça download do produto”. Use botões, negritos e fontes gordas, mas não acumule demasiados elementos que tornem a mensagem confusa.

 

Garantia segura

Se quer criar uma oferta de sucesso que, basicamente, se venda sozinha, é essencial criar um modelo onde haja garantias de que o cliente ficará sempre em segurança caso algo corra mal. Só esta preocupação vai gerar muito mais vendas porque, de um momento para o outro, o cliente sente-se seguro e atraído a comprar. Garantias de devolução de dinheiro até 30 dias podem ser mágicas para o seu negócio.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Erros de Comunicação Comuns

Como elaborar uma Estratégia de Comunicação

7 Cs da Comunicação

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais