Empreendedorismo

Emails de trabalho: erros e conselhos


No decorrer da vida profissional numa grande variedade de atividades, o empreendedor está em permanente contacto com o email, trocando mensagens com clientes, distribuidores ou potenciais investidores.

 

A criação de uma boa impressão é, por essa razão, importantíssima, e a forma como lida com o seu correio eletrónico pode ser o ponto de partida.

 

Aqui estão os principais conselhos e erros que deve evitar nos seus emails profissionais:

 


Tipo de letra sóbrio
As suas mensagens devem representar a sua imagem profissional, pelo que se recomenda o uso de um tipo de letra standard (Arial ou Times New Roman, por exemplo) e a cor preta. A diferenciação é importante, mas lembre-se que não quer nunca enviar uma mensagem “demasiado colorida” que transmite infantilidade e falta de profissionalismo.

 

Endereço eletrónico profissional
Não escolha um endereço de email demasiado confuso ou pessoal. Deve conter o seu nome ou iniciais e ser o mais simples possível (ex: joaomiguelsilva@mail.com ou jms@mail.com). Evite números, datas ou outra informação indeterminada.

 

Emoticons estão banidos
Email não é o mesmo que uma sms. Utilizar sorrisos ou outros emoticons oferece-lhe uma estampa direta de pouco profissionalismo.

 

Guarde o humor para encontros físicos
O humor e o sarcasmo nem sempre se traduzem bem em escrita, pelo que é melhor evitá-lo, sob prejuízo de ser mal interpretado e fazer-se passar por abusador, demasiado pessoal ou mesmo mal-educado.

 

Assinatura sofisticada
Uma boa assinatura de email pode deixar uma impressão inestimável – deve incluir o seu nome, telefone e função.

 

Corrija a ortografia e gramática
A joia da coroa de qualquer produção escrita. Não arranje desculpas por se tratar de um email – um simples typo pode passar a imagem de alguém que presta pouca atenção ao detalhe.

 

Não subestime o “Assunto”
É a sua headline - não a desperdice. Preencha-o com algo interessante e terá muito mais hipóteses de garantir a atenção de quem o recebe.

 

Não responda a emails em cadeia sem ler todas as mensagens anteriores
Se esteve fora do escritório e está a rever os seus emails, leia-os a todos antes de começar a disparar respostas. Não só pode dar origem a confusões e erros, como passa a imagem de descuido e falta de preocupação.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais