Entrevista de Emprego: As perguntas mais frequentes


Com  o final do ano, muitos profissionais têm de procurar novos empregos e, para os ajudar, deixamos algumas das perguntas mais frequentes e as formas ideias de lhes responder, garantindo que esta fase importante corre bem.


Porque gostaria de fazer parte desta empresa?

Esta é possivelmente uma das primeiras perguntas que lhe serão feitas. Nesta altura é importante sublinhar de que forma a sua presença irá ajudar ao crescimento do negócio. Foque-se na função para a qual se candidatou e quais as conquistas anteriores que irão fazer de si a melhor escolha.


Fale-nos um pouco de si

Mais do que referir ser “simpático” e “bom trabalhador”, você deve aproveitar esta pergunta para resumir o seu currículo, focando-se nos pontos-chave que o tornam no melhor candidato. Pode igualmente incluir aqui o que lhe chamou a atenção na empresa e o levou a candidar-se.


Porque deixou o seu último emprego?

Dizer que foi despedido ou que o contrato acabou são respostas a evitar pois levantará questões sobre o seu trabalho, transmitindo a ideia de que não foi bom o suficiente para a sua chefia o querer manter. Pode, então, optar por mostrar que estava pronto para uma nova aventura ou que a cultura e objetivos daquela empresa vão de encontra ao que deseja para a sua carreira.


Qual o seu melhor atributo?

Mais uma vez, deve pensar na descrição da função a que se candidata, percendo qual a sua conquista anterior que a sua nova chefia vai gostar de conhecer. Foque-se numa experiência passada e deixe de lado os típicos “sou trabalhador” pois isso nada mais é do que um adjetivo vago.


Qual o seu maior defeito?

“Ser viciado em trabalho” ou “gostar de fazer horas extra” podem soar bem mas para uma chefia não passam de um verdadeiro pesadelo pois mostram que a sua saúde mental pode não ser a melhor ou que gosta de arrecadar alguns bónus indevidos - não esquecendo que horas extra tendem a ser pagas. Uma opção será mencionar uma experiência do passado que não correu tão bem, uma coordenação que poderia ter sido melhor, uma apresentação que poderia ter sido feita de outra forma, mostrando que reconhece os seus erros e sabe como os evitar futuramente.


Não desperdisse este momento de falar diretamente com a sua futura chefia e mostre que é o melhor candidato, usando para isso experiências verdadeiras e especialmente as suas conquistas por mais pequenas que sejam.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como se preparar para um entrevista via videochamada (Skype e outros)

Estes são os erros a evitar durante as entrevistas de emprego


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais