Empreendedorismo

Formas de tornar uma equipa remota mais produtiva


É cada vez mais comum que as empresas tenham colaboradores a trabalhar remotamente durante uma parte do seu horário laboral ou mesmo permanentemente. Enquanto este modelo traz diversas vantagens (flexibilidade, necessidade de ter um escritório ultrapassada), requer alguns cuidados extra para que consiga manter a produtividade da sua equipa à distância.

 

1# Compense o facto de não haver contacto pessoal

Um dos maiores problemas das equipas virtuais é que não há uma compensação da ausência de contacto pessoal, sendo que cada membro normalmente esquece os outros e trabalha por si. Crie oportunidades para os seus colaboradores interagirem entre si através de salas de chat, videoconferência ou software de gestão de projetos.

 

2# Chat contínuo aberto para todos

Se tem uma equipa grande, deve ter um chat continuamente aberto para todos, e depois um outro chat para cada equipa específica onde o líder/gerente comunica com os restantes colaboradores. É importante mantê-los vivos mas não demasiado distrativos para que se instile realmente um sentimento de equipa.

 

3# Tipo de comunicação correto

Dependendo das necessidades, tem diversas opções, todas elas com fins diferentes: email (para interações rápidas ou partilha de documentos que pode ser substituída por ferramentas de partilha em cloud), chat (para interações instantâneas e criação de espírito de equipa), chamadas ou videoconferência (temas mais sérios, emocionais ou problemáticos).

 

4# Ferramentas de Partilha de Ecrã

Há ferramentas que permitem a partilha de ecrã para que possa mostrar a outras pessoas exatamente o que está a fazer. Algumas delas até permitem o acesso remoto a um computador a partir de outro.

 

5# Colaboração em Documentos Partilhados

Absolutamente essencial para quem trabalha à distância. O Google Drive é uma excelente opção (mas há outras).

 

6# Horário de trabalho flexível, mas consistente

Quem trabalha remotamente sabe da grande vantagem de um horário de trabalho mais flexível. Ainda assim, e mesmo que seja importante garantir esta flexibilidade, se os horários forem totalmente erráticos e desenquadrados pode trazer problemas para uma colaboração.

 

7# Follow up de trabalhos

Quer a sua equipa seja remota ou não, é essencial medir pontualmente a sua produtividade. Tente saber o que faz exatamente cada um dos seus colaboradores, o tempo que demora, as suas dificuldades e os seus pontos fortes.

 

8# Formação standard para novos colaboradores

Uma das partes mais extenuantes de trabalhar com uma equipa remota é dar formação à distância a novos colaboradores. Para facilitar o seu trabalho, standardize processos, crie tutoriais e guias para que seja mais fácil para quem chega aprender sobre a empresa.

 

9# Encontros pessoais

É difícil estabelecer relações à distância pelo que é absolutamente essencial que se encontre pontualmente com a sua equipa, nem que seja duas ou três vezes por ano. Jantares de Natal, aniversários ou ocasiões festivais são sempre boas ocasiões para se conhecerem melhor.

 

10# Partilhar evolução da Empresa

Mantenha a sua equipa informada sob a performance da empresa. As pessoas gostam de se sentir incluídas e de saber o que está a acontecer no negócio, o que lhes permite contribuir mais e melhor para um futuro ainda melhor.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Trabalho em Equipa

6 Personalidades que devem existir na sua Startup

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais