Empreendedorismo

Trabalhar em Casa - Erros a Evitar


Lançar um negócio a partir de casa possibilita uma enorme flexibilidade e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal que todos procuramos. Todavia, o trabalho em casa tem o seu conjunto próprio de desafios e dificuldades.

 

Eis oito erros dos mais comuns quando se inicia um negócio em casa.

 

 


Passar demasiado tempo em Casa
A solidão é a primeira queixa de pessoas que trabalham em casa. Muitos indivíduos não estão preparados para enfrentar o ambiente isolado do trabalho em casa, e enquanto pode parecer fácil fazer tudo virtualmente, não é esta a melhor abordagem. Uma boa forma de combater esta solidão é marcar reuniões, almoços ou participar em encontros de networking.


Manter um horário de 24 horas
O sentimento de culpa por não estar a ocupar todo o tempo com trabalho pode levar a um estado contraproducente de atividade se cessar. Trabalhar horas a mais é a receita perfeita para um esgotamento e é imperial que aprenda a incorporar algum tempo livre no seu horário.

 

Permitir (demasiadas) interrupções
Se o excesso de trabalho é um risco, também o é o contrário. Sem um chefe ou uma presença autoritária como guia, é fácil desviar a atenção do trabalho para questões que acabam por se tornar malefícios para a sua produtividade. Para combater interrupções, aconselham-se a discriminação de horários onde não permita chamadas telefónicas, emails ou redes sociais.

 

Dependência familiar
Sem colegas de trabalho por perto, pode facilmente cair no hábito de discutir os seus problemas de trabalho com a sua família e amigos – além de poderem ficar cansados, não são as pessoas mais indicadas para o aconselhar. Neste sentido, tente organizar uma rede informal de assessores e/ou pessoas que enfrentem diariamente problemas semelhantes aos seus.

 

Não ter uma área de trabalho definida
Mesmo que não tenha uma casa grande, mantenha um espaço que lhe sirva quase exclusivamente para trabalhar. Se tiver de trabalhar numa área comum, afaste os objetos mais pessoais para instalar um ambiente mais profissional.

 

 

Deixar os empregados abusar da sua casa/hospitalidade
No caso de ter mais pessoas a trabalhar em casa consigo, arrisca-se a danificar a sua casa se não estabelecer regras de conduta para os seus empregados/colaboradores – por exemplo, estabeleça a regra de que, depois das refeições, todos devem limpar o espaço.

 

Estar demasiado ocupado para se organizar
O acumular de trabalho entrecruzado com a vida diária pode facilitar a desorganização, já que coloca em modo de partilha um espaço privado que não é primariamente destinado a essa partilha.

 

Começar o dia sem um plano
Se não tomar uma decisão consciente sobre o que vai ser cada dia de trabalho, o tempo pode escapar-se sem que dê por isso. Crie uma agenda com prazos (com objetivos de curta e longa duração) e siga-a. Não se esqueça de deixar um pequeno espaço por dia para resolver questões inesperadas que acabam sempre por aparecer.

 

 

Fonte: entrepreneur.com

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ideias de Negócio em Casa

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais