Erros que deve evitar quando anuncia más notícias


Problemas financeiros, a saída de uma chefia importante, tudo isto são más notícias que eventualmente terá de transmitir à sua equipa. No entanto, para além de cuidados como deixar as emoções à porta e apostar em apresentar soluções, é fulcral que se preocupe igualmente em não cometer alguns erros comuns e que irão piorar a situação de toda a equipa.


Não ser o primeiro a transmitir a notícia

As paredes têm ouvidos, é o que diz o ditado, e é fundamental que quando algo negativo acontece, tenha a certeza de que ninguém o ouve a conversar sobre esse assunto, ou que outro membro acabe por espalhar entre a equipa pois esta irá sentir-se traída. De modo a minimizar as reações negativas, deve apostar em ser o primeiro a contar o ocorrido à equipa, ao mesmo tempo, disponibilizando-se para responder a dúvidas.


Assumir que conhece todas as dúvidas e receios

“Vamos ter que reestruturar a equipa. Eu sei que têm receios sobre a vossa remuneração, mas não devem preocupar-se com isso”. Isto é um exemplo claro da tentativa de minimizar as perguntas, não tendo de lidar com as reações negativas da equipa. Exponha o problema e as medidas que eventualmente serão tomadas. Depois, deixe a sua equipa à vontade para colocar as suas perguntas e fazer os seus comentários pessoais, de modo a manter um ambiente saudável dentro da empresa.


Responder ao problema com objetivos vagos

Imagine que teve um problema com um cliente e que um dos seus projeto terá de ser reestruturado completa ou parcialmente. Este tipo de tarefas nunca é simples e deve evitar comunicar somente à equipa que devem fazer determinadas alterações. Permaneça com ela para reverem passo a passo, tudo o que terá de ser modificado, como, e em quanto tempo. Guie a sua equipa nas medidas que devem ser tomadas para resolver cada situação, não aponte apenas objetivos vagos, esperando que ela chegue lá sozinha.


Esperar por apoio incondicional

Muitas vezes, aquilo que é para si um problema enquanto chefe, é igualmente um problema para quem está do outro lado. Deve compreender que em determinadas situações é normal que a sua equipa pense no modo como aquilo os irá prejudicar mais do que pensar no modo como você terá de enfrentar o problema. Não espere apoio incondicional especialmente nos primeiros tempos.


Liderar uma equipa é sempre um trabalho árduo, principalmente quando se fala de momentos menos felizes como a partilha de más notícias. É fundamental que se mostre disponível para responder a qualquer questão e que explique de forma detalhada tudo o que aconteceu e o que espera a sua empresa nos próximos tempos.


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