Empreendedorismo

Estratégia de Marketing Direto


O marketing direto é uma forma de publicidade onde os materiais que promovem a empresa são fornecidos aos consumidores com o objetivo de comunicar informações sobre um produto ou serviço.

 

Este tipo de marketing não envolve anúncios colocados na internet, na televisão ou no rádio. Na verdade, remove quaisquer intermediários no processo de promoção, e a mensagem é fornecida diretamente ao cliente potencial e é normalmente utilizado por empresas com possibilidades de investimento menores.

 

Algumas das ferramentas mais comuns do marketing direto são os panfletos, catálogos, email marketing, telemarketing, recomendações, webmarketing e contactos porta-a-porta.

 

A seguir deslindamos seis dicas cruciais para desenvolver a sua campanha:

 

Selecionar o Público-Alvo
O Marketing-Direto não deve nem pode ser dirigido a todos, sendo que nesse caso, as suas possibilidades de menor investimento acabariam por perder o efeito. Tente definir o alvo o mais cuidadosamente possível, não só para que atinja realmente quem importa, mas para que não gaste recursos desnecessariamente.

 

Objetivo da ação
A ferramenta utilizada varia diretamente com o objetivo da sua ação, pelo que é essencial defini-lo com clareza – trata-se do lançamento de um novo produto? Pretende aumentar a clientela da sua loja?

 

Período de teste
Antes de aplicar a ação a todo o público-alvo, selecione uma pequena amostra para experiência e análise de resultados obtidos. Desta forma, se os resultados não forem satisfatórios, poderá rever o material de promoção e até o método de segmentação do alvo.

 

Prazos
A colocação de um prazo encoraja o destinatário a responder mais rapidamente. Se um panfleto exibir uma promoção que só dura “esta semana”, os interessados poderão agir com maior prontidão.

 

Incentivos
Inclua estímulos e encorajamentos à ação, como promoções, descontos e brindes.

 

Periodicidade
As ações de marketing direto devem ser sistémicas – deve estabelecer uma relação com o consumidor que não serve apenas para comunicar promoções e lançamentos, mas estar presente sempre.

 


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