Empreendedorismo

Como evitar a estagnação da empresa


A verdadeira diferença entre uma boa empresa e uma má empresa não está na sua entrada de rompante no mercado para roubar clientes à concorrência, mas sobretudo na sua capacidade de manutenção e procura de inovação que propicia um crescimento constante e contorna a estagnação.

 

Menos é mais
O que, quanto e onde transportar recursos ou produtos e quão rápidas podem ser feitas as entregas são as questões a colocar. O inventário é um dos itens que mais gastam dinheiro às empresas – olhe para o passado para prever o futuro, dispense itens lentos, altere estratégias de transporte e armazenamento e reveja o seu modelo de negócios.

 

Mercados Maduros
Acreditar que um mercado já não pode crescer é um erro crasso. Olhe para as pequenas oportunidades (ex: nichos) que não sejam evidentes através de segmentações e análise de informação sobre o mercado.

 

Inovação
Cada vez menos a massificação é sinal de sucesso e os consumidores dão cada vez mais importância à diferenciação. Fabricar volantes não é apenas fabricar volantes, e pode criá-los de várias formas e feitios e de várias cores. As empresas com mais visão conseguem, muitas vezes, surpreender o mercado e reconquistá-lo.

 

Reinvenção
Criar uma marca ou um produto é apenas um pequeno passo no seu ciclo de vida. Uma empresa é normalmente constituída por um grupo de colaboradores, e não raramente estes trabalhadores são capazes de trabalhar a partir da criação original para gerar algo mais completo, complexo e único. O fator humano e de equipa é essencial no crescimento contínuo de uma empresa, pelo que é mandatário que o alimente.

 

Riscos Cegos
É completamente errado e incrivelmente perigoso embarcar numa ação empresarial a quente e sem reflexão. Todavia, os riscos considerados prudentes são necessários há criação e renovação de produtos. O erro deve ser calculado, mas não deve castrar a evolução.

 

Recursos Humanos
Qualidade não significa qualidade, e novas iniciativas empresariais não significam necessariamente mais colaboradores. Os reforços na equipa devem apenas ser levados a cabo quando existem áreas ou recursos específicos em falta que possam ser traduzidos em maior produtividade.

 

Criação de Valor
É uma filosofia bastante simples – criar produtos de qualidade e oferecer um serviço impecável é diretamente proporcional ao sucesso do negócio, à sua revitalização e ao aumento das vendas.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais