Descubra como evitar filas demasiado longas no seu Negócio


Uma vez que o cliente entra na sua loja e escolhe um artigo nada pode fazê-lo mudar de ideias, certo? Errado! Uma linha de espera demasiado longa pode facilmente levar o cliente a desistir da compra seja porque não pode esperar mais, seja porque o produto não é afinal indispensável. Aliás, estudos recentes apontam que nove em cada dez pessoas evitam lojas com longas filas, mesmo antes de entrarem nelas. Para piorar, 70% dos entrevistados afirmou que provavelmente nunca mais visitaria à loja. Mas como poderá você evitar este terrível problema?

 

1. Adquira mais POS

Seja em forma de caixa ou somente um aparelho compatível, é importante garantir a existência de POS para as horas de ponta. Atualmente existe software que pode ser corrido em tablets, pequenos computadores e até smartphones, por isso, não deverá ser difícil adquirir alguns extra.

 

2. Escolha softwares de confiança

Para garantir que os imprevistos são mínimos é importante adquirir softwares em que possa confiar completamente. Isto inclui softwares que não sofrem problemas frequentemente - não se desligam, não se tornam lentos, não param de funcionar repentinamente e sem solução aparente.

 

3. Possua sempre uma caixa especial

Ainda que as compras normais sejam simples e rápidas de processar existem sempre compras um pouco mais complexas como retornos, trocas, personalizações que o seu serviço ofereça, assinaturas de cartões da sua loja, entre outros. Estes processos até podem ser simples mas muitas vezes ocupam mais tempo do que o desejável. Poder guiar estes clientes para um ou dois balcões abertos somente para estas atividades irá ajudá-lo.

 

4. Opte pela “fila única”

É cada vez mais habitual vermos o sistema de “fila única” em lojas com grande afluência de clientes. Ele é útil porque impede que um cliente permaneça demasiado tempo numa fila. Imagine, por exemplo, que uma caixa registadora tem um problema ou que o funcionário tem de procurar um superior devido a um imprevisto, e os clientes que se encontram na fila têm de esperar o dobro ou triplo do tempo normal (podendo acabar por desistir da compra). Com a “fila única”, este problema é inexistente pois quando um cliente sai, outro entra para a caixa que ficou vazia. O fluxo é maior e os clientes são atendidos com eficácia acrescida.

 

5. Experimente um sistema de senha

Se a sua loja é frequentemente inundada por clientes, comprar uma máquina de senhas pode ser a opção ideal para si. O cliente pode entrar e escolher entre tirar a senha apenas quando deseja sair ou pedi-la logo (caso exista uma fila demorada, por exemplo) e fazer as suas compras enquanto espera pela vez. Um sistema de senhas permite também ao cliente vaguear pela loja em detrimento de ficar em pé no mesmo sítio por um longo período de tempo - quem sabe, pode até adquirir mais produtos.

 

6. Entretenha o seu seu cliente

Se nenhum destes pontos se aplica a si ou se já tentou de tudo mas continua com o mesmo problema, saiba que existe um último truque: entreter o cliente de modo a que este não se aperceba do longo período de espera! Coloque uma música de fundo alegre e com um ritmo rápido que divirta o cliente, convide-o a experimentar novos produtos ou crie um ambiente interativo que o distraia. Este último ponto é especialmente fulcral se na sua loja é habitual entrarem crianças que rapidamente se aborrecem - organize um espaço de lazer infantil, por exemplo.

 

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