Evite perder clientes durante as reuniões


Para além dos clientes de loja, muitas empresas vivem dos contratos com grandes clientes que conseguem via reuniões. Mas seja pela má marcação da primeira reunião ou pelo modo como esta é seguida, por vezes as empresas perdem vendas relativamente fáceis por caírem em erros que deve evitar ao máximo, maximizando a sua probabilidade de conseguir o cliente que tanto quer.


Crie uma relação

O envio de press releases ou até do seu produto para experiência pode ser uma boa forma de conseguir começar a criar uma boa relação com o cliente mesmo antes de qualquer reunião. Esteja atento à atividade dele e procure formas de se tornar visível antes de o contactar com a proposta.


Não limite os dias de reunião

Claro que com ou sem cliente, a sua agenda está normalmente bastante preenchida, no entanto, sendo realistas, o interesse é maioritariamente seu. Limitar o dia da primeira reunião - ou qualquer outra - para um dia da semana e hora específicos, irá desmotivar o cliente a encontrar-se consigo. Para além da sua própria agenda eventualmente não lhe permitir comparecer, ele ficará com a ideia de que você se vê como superior nesta relação de trabalho. Seja flexível e dê sempre prioridade à disponibilidade do seu cliente.


Defina a proposta e aceite opiniões

Mais do que o desejo de ter determinado cliente do seu lado, é fundamental ter uma proposta bem definida e com bases fortes. É verdade que muitas vezes esta proposta será rejeitada na sua totalidade ou parcialidade mas isto irá revelar conhecimento e determinação, mostrando ao cliente que está de facto determinado em conseguir cativar a sua atenção.


Comece pelo que o cliente quer ouvir

Basta seguir um vendedor de porta-em-porta para perceber que na maioria dos casos, o cliente abre a porta já a pensar que será vítima de um “sonho demasiado bom para ser verdade” onde não existem supostamente “pagamentos extra” ou outro tipo de mecânica que torne o benefício em algo impossível de rejeitar. Pois bem, quando tenta vender um produto deve começar sempre pelos benefícios diretos. Não interessa que a nova enciclopédia vem a pagamento sem juros, interessa as vantagens que esta trará para a família. Do mesmo modo, mostre rapidamente ao cliente o que ele poderá ganhar ao fazer negócio consigo, evitando também que este se sinta desmotivado se alguma das regalias não for do seu agrado.


Não fale demasiado

A reunião é sua e você deverá ser o principal a falar, no entanto, falar demasiado pode terminar com uma audiência impaciente. Mantenha-se ao estritamente necessário e tente incluir o resto da sala na sua conversa. Mais do que uma apresentação que será ou não aprovada, crie uma interação saudável e interessante. Para além disso, deixe espaço para que o cliente possa pensar no que lhe foi dito mas evite períodos extensos de silêncio.


Facilite o agendamento das próximas reuniões

Primeira reunião conseguida, é comum cair-se no erro de deixar o cliente escolher a data da próxima reunião, quer seja por simpatia, quer por este possuir uma agenda mais livre. No entanto, isto levará a uma grande troca de e-mails, mostrando igualmente algum desinteresse da sua parte. Ainda que seja importante manter-se flexível, opte sempre por avançar duas ou três datas que sejam boas para si e das quais o cliente poderá escolher livremente.


Prepare-se para as suas reuniões de negócios com estas dicas e garanta aquele cliente que tanto quer. Partilhe o seu produto e aumente a presença da sua marca pelo país e pelo mundo.


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