Empreendedorismo

Exemplo prático de Benchmarking


Como explicamos na fundamentação teórica do conceito de benchmarking, uma das suas formas existe na realidade multisetorial.

 

Neste caso a comparação é estabelecida entre empresas de diferentes setores, tendo como finalidade a identificação e adoção de técnicas para otimizar uma determinada área de atividade.Vejamos então um exemplo prático.

 

Um hospital para crianças está preocupado com o tempo e dificuldade envolvidos na transferência de doentes da sala de operações para a Unidade de Cuidados Intensivos. Os médicos do hospital constataram que poderiam aprender muito sobre procedimentos de transferência com as equipas de corridas de carros de Fórmula 1.Neste caso, quando os carros param na box, uma equipa de cerca de 20 pessoas trabalham-no durante 7 segundos – mudando pneus, pondo gasolina, verificando o óleo, etc – de uma forma muito eficiente do ponto de vista do tempo e segurança.Os médicos aprenderam, com os procedimentos da equipa de fórmula 1:

- a rotina é levada muito a sério;
- todos os acontecimentos são previsíveis (incluindo problemas que são antecipados);
- toda a equipa treina a sua função até a dominar a 100%;
- cada elemento da equipa sabequal a função a desempenhar havendo sempre uma figura de liderança.

 

A equipa de fórmula 1 tentava ainda responder a várias perguntas cruciais:
- o que pode correr mal?
- o que fazer no caso de algo correr mal?
- quão importante é se algo corre mal?

 

Os médicos do hospital constatam ainda que a equipa é proativa e uma das técnicas que utiliza é a Análise do Modo e Efeito de Falha ou simplesmente (FMEA), um estudo das falhas que podem ocorrer em qualquer parte de um sistema para determinar o efeito provável de cada uma delas sobre todas as outras peças do sistema e no provável sucesso operacional.

 

Uma vez interiorizado o exemplo de condução de operações da equipa de fórmula 1, o hospital adotou mudanças, encontrando as suas próprias soluções:
- Criação de Guia de Procedimentos com 12 páginas que discriminava o papel de cada membro da equipa, o que deveria fazer;
- Estabelecimento de um líder de equipa, para garantir que os procedimentos decorrem da forma desejada;
- Utilização de dicas de um coreógrafo para que a equipa de médicos compreenda como deve estar e mover-se no espaço disponível.

 

Resultado (num caso verídico): diminuição de 70% dos problemas com pacientes e/ou equipamentos na transferência de doentes de uma unidade para outra.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais