Exercícios de Team Building que pode organizar com a sua Equipa


HTML Editor - Full Version

As atividades de team building não devem ser apenas educacionais ou divertidas, mas servem sobretudo para gerar ou otimizar dinâmicas num grupo de trabalh – perceber como cada pessoa pensa, trabalha, resolve problemas ou simplesmente se diverte.

 

Para encorajar a sua equipa a trabalhar num ambiente mais “friendly” preparamos alguns jogos para que possa organizar com eles.

 

JOGO DAS POSSIBILIDADES

Duração: 5 minutos

Participantes: Um ou vários pequenos grupos

Ferramentas: Objetos aleatórios

Regras: Dê um objeto a uma pessoa de cada grupo. Um de cada vez, cada membro do grupo terá de levantar-se e apresentar uma utilidade para esse objeto, enquanto o resto do grupo terá de adivinhar qual é essa utilidade. O demonstrador não pode usar e deve, obviamente, usar a imaginação para deslindar utilizações criativas e inesperadas.

Objetivo: Inspirar a criatividade e inovação pessoal.

 

VENCEDOR/VENCIDO

Duração: 5 minutos

Participantes: Dois ou mais

Ferramentas: Nenhumas

Regras: O Colaborador A deve partilhar algo de negativo que aconteceu na sua vida com o Colaborador B. Pode ser uma memória pessoal ou profissional, mas tem de ser verdadeira. O Colaborador A deve partilhar novamente essa experiência mas focando-se apenas nos aspetos positivos, sendo que o Colaborador B ajudá-lo-á nesse ponto. Quando terminar, devem trocar papéis.

Objetivo: Descobrir como reenquadrar situações negativas em experiências de aprendizagem.

 

CAÇA AO TESOURO

Duração: 1 hora

Participantes: Dois ou mais pequenos grupos

Ferramentas: Papel e Caneta

Regras: Reparta os colaboradores entre dois ou mais pequenos grupos. Faça uma lista de tarefas palermas para cada equipa. Estas podem incluir: uma selfie com um estranho, tirar uma fotografia a um edifício, etc. Ao entregar a lista a cada equipa, estabeleça um prazo para as tarefas serem cumpridas, e quem o fizer mais rápido vence.

Objetivo: Otimização do dinamismo do trabalho de equipa. Ideal para juntar pessoas que normalmente não trabalham juntas.

 

NÓ HUMANO

Duração: 15-30 minutos

Participantes: 8-20 pessoas

Ferramentas: Nenhumas

Regras: Coloque todos os colaboradores num círculo, de frente uns para os outros, ombro a ombro. Peça a toda a gente para levantar a mão direita e tentar apanhar uma mão de alguém à sua frente. Depois faça o mesmo com a mão esquerda (agarrando a mão de uma pessoa diferente no círculo). Com um tempo limite, a equipa deverá ser capaz de desfazer os nós criados sem nunca largar as mãos. (Se o grupo for demasiado grande, crie subgrupos menores).

Objetivo: Trabalhar a comunicação e trabalho de equipa.

 

QUADRADO PERFEITO

Duração: 15-30 minutos

Participantes: 5-20 pessoas

Ferramentas: Corda e vendas

Regras: Coloque os seus colaboradores num círculo e a segurar a corda. Instrua cada um deles a por a sua venda e coloque a corda no chão. Peça a todos que passeiem um pouco longe do círculo. Depois, peça a toda a gente que volte e tente formar um quadrado sem retirar a venda. Estabeleça um limite de tempo. Se quiser aumentar os níveis de dificuldade, ordene a alguns membros da equipa que se mantenham em silêncio.

Objetivo: Fortalecer a comunicação e capacidade de liderança. Se decidir introduzir elementos silenciosos, está também a trabalhar a confiança entre a equipa.

 

CAMPO DE MINAS

Duração: 15-30 minutos

Participantes: 4-10 pessoas

Ferramentas: Objetos manuseáveis e vendas

Regras: Encontre um espaço amplo e vazio como um parque de estacionamento. Coloque vários objetos (garrafas, canetas, bolas, etc) esporadicamente. Peça aos colaboradores que se organizem em pares e em cada par uma pessoa deve colocar uma venda. A outra pessoa deve liderar o companheiro de uma ponta do espaço à outra sem pisar qualquer objeto – usando apenas instruções verbais. A pessoa vendada não pode falar.

Objetivo: Foco na confiança, comunicação e audição eficiente.

 

JOGO DO OVO

Duração: 1 hora

Participantes: Dois ou mais pequenos grupos

Ferramentas: Material de escritório variado (cola, lápis, palhas, plásticos, etc) e ovos

Regras: Divida toda a gente em grupos de três a cinco pessoas e dê a cada grupo um ovo não cozinhado. Coloque todo o material de escritório num monte. Cada equipa terá 15-30 minutos para construir um “escudo” que impedirá que o ovo se parta quando cair. Quando o tempo terminar, está na altura de deixar cair todos os ovos e ver quais sobrevivem o Ovopocalipse.

Objetivo: Exercício de trabalho de equipa e solução de problemas.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Team Building – O que é

Team Building – Um Investimento Crucial

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais