5 Fab Labs que tem de conhecer


HTML Editor - Full Version

Os Fab Labs chegaram para ficar. Mas afinal, o que são exatamente?

 

Em conceito, um Fab Lab (do inglês “Fabrication Laboratory”) é uma pequena oficina equipada com um conjunto de tecnologias e ferramentas flexíveis controladas por computador que cobrem diversas escalas de tamanho e materiais diversos, com o objetivo de fazer quase permitindo usar produtos tecnológicos geralmente só acessíveis para produção em massa.

 

Essencialmente um Fab Lab é um paraíso para empreendedores que queiram testar ou construir os seus produtos ou protótipos sem morrer na praia face aos custos elevadíssimos de produção tradicional dos mesmos.

 

Se não conhecia o conceito, é natural que também não conheça os espaços, razão pela qual lhe trazemos 5 Fab Labs portugueses que não podem mesmo passar-lhe ao lado.

 

FabLab Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa lançou o Fab Lab Lisboa, com o objetivo de estimular a inovação, criatividade e empreendedorismo, tornando realidade o protótipo de uma ideia. Os equipamentos para já disponíveis são: cortadora laser de 60W, fresadora de grandes dimensões, fresadora de precisão, cortadora de vinil autocolante, scanner 3D, sistema de videoconferência, torno de metal e nylon, cortador de fio térmico e bancada de carpinteiro.

 

FabLab Coimbra

Parte de uma iniciativa da NOVOTECNA - Associação para o Desenvolvimento Tecnológico, cujo objetivo principal é dar resposta à procura de investigação e inovação tecnológica, bem como de formação de base tecnológica. É um laboratório digital de prototipagem onde qualquer pessoa pode materializar as suas ideias/projetos. O FabLab Coimbra está à disposição de todos aqueles em busca de inovação, profissionais e académicos, com especial enfoque na Região Centro.

 

FabLab EDP

Este Fablab tem como objetivo vir a integrar uma rede nacional de laboratórios e fomentar a troca de experiências com outros, existentes em vários países do mundo. Não presta serviços de maquinação, mas disponibiliza utilização de máquinas em determinados dias.

 

OPO´Lab

Laboratório de experimentação e exploração criativa sediado no Porto. Foi criado com o objetivo de disponibilizar a todos algumas tecnologias digitais de conceção e fabrico normalmente apenas acessíveis à indústria. O principal fator de diferenciação é o facto de a oferta tecnológica de que dispõe o projeto ser completada por um acompanhamento técnico e criativo personalizado.

 

AltLab

Coletivo de pesquisa e experimentação independente de meios alternativos, que procura promover a participação ativa e a colaboração entre artistas, programadores, engenheiros, cientistas e todos os que desejem explorar os usos criativos da tecnologia. É um projeto fundado nas noções de software e hardware livres, acreditando sobretudo na partilha de conhecimentos.

 

Pode ainda encontrar outros espaços em outros pontos do país em fablabsportugal.pt.

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais