Empreendedorismo

Facebook para Empresas


Pode ter os seus críticos e opositores, mas ninguém pode negar o poderio dos números do Facebook. Diz-se, nesta era tecnológica, que “o que não está na internet, não existe”, e quase o mesmo pode ser dito de uma empresa que se recusa à presença na titânica rede social.

 

Se ainda não tem página para a sua empresa ou gostava de otimizar os resultados da sua, eis algumas dicas importantes a reter:


Informações completas
Parece um conselho demasiado óbvio, mas na verdade é poucas vezes bem cumprido. Assegure-se de que preenche todos os campos importantes de informação na sua página, incluindo a descrição do negócio, contactos, website, horários (no caso de lojas ou restaurantes, por exemplo) e moradas.

 

Imagens que refletem a marca
A imagem é um dos maiores estímulos para o consumidor, pelo que é crucial que a sua empresa se destaque neste campo. A escolha da imagem de perfil e de capa da sua página não pode ser arbitrária, devendo atender que esta deve não só refletir o espírito da empresa, mas também representar o seu melhor produto e mostrar alguma personalidade.

 

Conteúdos variados
As imagens podem ser poderosas, mas o ganho está em saber misturar conteúdos diferentes. Deixe que os seus fãs mergulhem em artigos, vídeos ou até votações – a variedade mantê-los-á interessados.

 

Não faça demasiados posts
Além de o Facebook possuir um algoritmo que faz chegar os seus posts a menos pessoas se postar em demasia, estes podem acabar por ser cansativos ou intrusivos para quem o segue. Mantenha-se, definitivamente, abaixo dos 10 posts diários, sendo que o ponto ótimo estará entre os 4 e os 8 posts diários.

 

Moderação razoável
Comentários com spam ou palavrões devem ser apagados, contudo, deve sempre manter aqueles comentários que, podendo ser críticos ou estando em discórdia com o seu ponto de vista, apresentem os seus argumentos civilizadamente. Responda-lhes sempre e com a maior cordialidade possível.

 

Cuidados ortográficos e gramaticais
Não deixe que um estado de Facebook seja uma desculpa para escrever mal. Mesmo que não tenha embutido um corretor ortográfico, faça os seus posts com calma e releia-os pelo menos duas vezes.

 

Dê atenção às Estatísticas
Observe e analise likes, shares e estatísticas da sua página – tudo isto lhe dirá quais os tipos de conteúdos de maior e menor sucesso, as melhores horas para postar ou o que fazer para melhorar a sua página.

 

Crie proximidade
Não poste e fuja. Aproveite a secção de comentários dos seus posts para conversar com os seguidores e incentivá-los a continuar a comentar.

 

Seja consistente
A inconsistência é a causa de muitas páginas profissionais de Facebook. Tente ser constante nos seus posts, colocando alguns todos os dias.

 

URL personalizado
A definição de um URL personalizado é crucial para a otimização da posição da sua página nos motores de busca e no próprio Facebook. Para o fazer, no painel de administração clique em editar página – atualizar informação de página. Depois edite a morada de página – se o nome que tiver escolhido estiver disponível, receberá o seu novo link personalizado e poderá começar a usá-lo para promover a sua página.

 

Campanha ao Like
Inclua, em todos os materiais de marketing da sua empresa, os links para as suas plataformas de redes sociais, bem como para o seu site – assim, não só dá oportunidade que conheçam melhor o seu negócio, como também incentiva os recetores a relacionar-se consigo na comunidade online.

 

Invista na página
Com alguns algoritmos matreiros e o crescimento exponencial do número de páginas de Facebook criadas nos últimos três anos, a aposta nos anúncios do Facebook deixou de ser uma opção para passar a ser uma necessidade em muitos casos. Se a sua empresa não foi afetada por nenhum fenómeno viral de popularidade, investir alguns euros para aumentar likes, partilhas e consequentemente promover eventos, produtos e serviços não é nada má ideia.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Inspirações

Livros, filmes, séries e jogos para inspirar o seu negócio

Saber mais