Empreendedorismo

Ferramentas de Edição de Vídeo Gratuitas


Se procura filmar um pequeno vídeo promocional a apresentar o seu negócio ou algum dos seus produtos, deve saber que não é suficiente ter uma boa câmara e saber usá-la. De facto, se o seu vídeo estiver mal montado, ninguém vai querer vê-lo.

 

Para conseguir dar um aspeto mais polido à sua criação é essencial ter um bom software de edição de vídeo. Todavia, e porque as edições comerciais podem ser bem dispendiosas, é importante que saiba que existem várias ferramentas e softwares livres prontos a satisfazer as suas necessidades.

 


Windows Movie Maker
Uma grande ferramenta de edição de vídeo disponível entre vários softwares livres da Microsoft. O Windows Movie Maker é extremamente fácil de usar e ajuda os utilizadores a combinar fotos e vídeos, adicionar transições e efeitos, cortar, dividir, acelerar ou retardar um vídeo, alterar o som ou adicionar um tema, postar no YouTube e muito mais.

O Windows Movie Maker está disponível para download em windows.microsoft.com.


iMovie
A versão mais recente do iMovie concentra várias ferramentas úteis à edição do seu vídeo, como o trailer, a edição de áudio, o one step effect e a adição de imagens. Além de permitir o carregamento de vídeos de uma panóplia de fontes (smartphones ou camcorders, por exemplo), o vídeo final bem como quaisquer efeitos adicionados podem ser vistos em tempo real. O iMovie também facilita muito a partilha e exportação de vídeos.

O iMovie está disponível para download em apple-imovie.softronic.com.


Virtual Dub
Foi, em muitas instâncias, ultrapassado por outros editores mais recentes e poderosos, mas o Virtual Dub continua a ter muitas funcionalidades a oferecer, funcionando como uma ferramenta de edição de vídeo fácil de usar, com um interface intuitivo e otimizado para operações simples e lineares sobre o vídeo.

O Virtual Dub está disponível para download em virtualdub.org.
 


Blender
O Blender é um dos melhores programas de edição de vídeo gratuitos que permite aos utilizadores modificar vídeo animado. Basicamente, é um programa em open source de edição em 3D que funciona em Windows, Mac, Linux e outros. Permite criar filmes de animação e adicionar efeitos visuais e de som com o auxílio de uma panóplia de ferramentas úteis.

O Blender está disponível para download em blender.org.


Avidemux
O Avidemux é chamado “o instagram dos editores de vídeo”. É pequeno mas capaz, podeNDO ajudá-lo a  juntar clipes, cortá-los, e aplicar uma longa lista de filtros úteis (adicionar logótipos, cortar, rodar, remover ruído, ajustar brilho e contraste, entre outros). O software suporta diversos tipos de arquivos, incluindo AVI, MPEG compatíveis com DVD, MP4 e ASF, usando uma grande variedade de codecs.

O Avidemux está disponível para download em fixounet.free.fr.
 


Lightworks
Se procura poder de edição, o Lightworks oferece-o de mão beijada. As suas ferramentas de corte, efeitos visuais e apoio multicam são impressionantes, e não é surpreendente constatar que chegou mesmo a ser usado para montar alguns dos maiores filmes da indústria de Hollywood, como “Mission Impossible” e “Pulp Fiction”. Com uma variedade de instrumentos gratuitos (e outros tantos na edição Premium), o Lightworks tem, todavia, como maior dos seus contras uma árdua curva de aprendizagem.

 

O Lightworks está disponível para download em lwks.com.
 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ferramentas de Videoconferência

Ferramentas de edição de áudio gratuitas

Ferramentas de Escrita e Desenho para Empresas

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais