Empreendedorismo

Quais as melhores ferramentas de monitorização online


Para que a sua performance online seja o mais eficiente possível, é necessário manter-se alerta no que respeita à monitorização da performance do seu site e redes sociais correspondentes.

 

Hoje apresentamos-lhe algumas ferramentas imperdíveis para que esta tarefa seja simplificada e otimizada o máximo possível.

 

Google Analytics

Sistema gratuito de monitorização de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. O seu objetivo primordial não é apenas saber quantas pessoas acedem a um site, mas também de que forma essas pessoas se comportam ao navegar pelas diversas páginas e secções do mesmo.

 

SEO Site Checkup

Serviço que analisa gratuitamente o search engine optimization (SEO - otimização para motores de busca) de um determinado site em categorias diferenciadas. Com base na análise individual de 45 itens, esta ferramenta gera um sumário que inclui uma pontuação geral para o site e uma lista dos elementos em que este está a falhar.

 

AuthorityLabs

Serviço de monitorização de sites e tracking de palavras-chave, com a possibilidade de criar relatórios com os dados recolhidos.

 

Bitly

Apesar de ser um dos mais célebres encurtadores de links online, o Bitly tem muitas outras funcionalidades benéficas para a monitorização da sua existência online. Uma das características fundamentais do Bitly é a possibilidade de se aceder a estatísticas detalhadas sobre cada link abreviado, podendo-se fazer uma monitorização das redes sociais de uma determinada empresa ou pessoa. Há ainda a possibilidade de se usar o Bitly como serviço de bookmark e partilha de links nas redes sociais.

 

Buzzsumo

Serviço que, essencialmente, monitoriza os tópicos com mais "buzz" na Internet, ou seja, os tópicos mais populares, proporcionando não só uma monitorização de audiências (do próprio utilizador ou da concorrência), como os seus dados servem de guia para um planeamento de marketing de conteúdo.

 

Google Search Console

Conjunto de ferramentas e recursos cujo objetivo é ajudar os donos de sites, webmasters, web marketers e profissionais de SEO a monitorizar a performance das suas páginas no Google search index, por forma a poder otimizá-las.

 

Crowdbooster

Serviço que oferece estatísticas sobre as redes sociais, com sugestões e ferramentas para ajudar a melhorar a presença online de uma pessoa ou marca/empresa.

 

Hootsuite

Suporta a integração com as redes sociais Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Flickr, WordPress, Youtube, entre outras, e através dele centraliza-se a monitorização das redes sociais, incluindo em termos estatísticos, calendarizar publicações, trabalhar em equipa, e muito mais, diminuindo o consumo de tempo dedicado às redes socais.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

SEO

Dicas de Gestão do Google Analytics

8 Formas de Melhorar o seu Ranking no Google

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais