Empreendedorismo

Quais os melhores formatos de imagem para qualquer ocasião


Quando se fala de material promocional ou elementos de informação à base de imagem, é importante saber a diferença entre ficheiros JPG, GIF, PNG e EPS. O que usar e porquê em cada ocasião?

 

EPS
É o formato standard utilizado para impressões, como sejam dos cartões de visita, folhetos e sinalização. Contém informação vetorial, o que significa que a resolução não é determinada por pixels – o seu tamanho pode aumentado ou diminuido sem comprometer a qualidade na imagem e detalhe, com a utilização de várias camadas individuais (e editáveis) diferentes. Este formato de imagem só pode ser aberto e editado em software de design gráfico específico, como o Adobe Photoshop ou o Corel Draw. No ecrã de computador, pode ser mal exibido, mas é o formato requerido para produzir materiais gráficos impressos profissionais. Não é recomendado para utilização num site (são ficheiros muito pesados e que tornarão o site extremamente lento), mas é o ideal para envio e impressão de quaisquer materiais gráficos.

 

TIFF
Como o EPS, é um ficheiro muito grande onde não há perda de qualidade. Por outro lado, os seus componentes não são editáveis (é como uma fotografia). Não é indicado para utilização na web (pelo tamanho e respetivo tempo de carregamento), mas é eficaz para impressões de qualidade.

 

JPG
É um formato de imagem comprimido (baixa resolução) e adequado para a utilização no seu site - juntamente com os GIF, é dos formatos de imagem mais comuns na internet. A resolução é determinada por pixels e pode exibir mais de 16 milhões de cores. Não recomendado para impressões profissionais, é o formato ideal para dispor fotografias no seu site.

 

GIF
Dos formatos mais utilizados na internet. É mapeado em bits e suporta uma paleta de 256 cores. É um bom formato para quase todos os gráficos de internet, à exceção de fotografias (onde existe coloração contínua e muito complexa). É o único formato que permite animação online (além do flash ou outros formatos muito complexos), e suporta transparência – o que significa que, por exemplo, se colocar o logótipo da sua empresa em formato GIF com transparência sob um fundo vermelho, a sua imagem aparecerá perfeitamente integrada nesse fundo. Não recomendado para impressões profissionais, e especialmente apropriado para animações ou gráficos pouco complexos.

 

PNG
Foi criado como uma alternativa ao GIF e tem vindo a conquistar cada vez mais apoiantes. Pode mostrar milhões e cores e detalhe sem perda de qualidade significativa – comprime muito bem, com um tamanho de ficheiro aceitável. Suporta transparência. É recomendado para logótipos, ícones e outras imagens que requerem transparência.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ferramentas de Edição de Vídeo Gratuitas

Como escolher a melhor plataforma de Vídeo para a sua Empresa

Ferramentas de Edição de Audio Gratuitas

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais