Enquanto Freelancer descubra como distinguir maus clientes


Atualmente ser freelancer é uma das melhores soluções para quem tem dificuldade em encontrar um bom emprego, especialmente pelo facto de lhe permitir acumular vários clientes enquanto tem uma agenda flexível. Contudo, apesar do número de clientes ser importante, não deve deixar que estes ultrapassem alguns limites. Por isso, descubra quais os tipos de cliente que deve reconhecer e qual a melhor forma de lidar com eles.


O cliente que ocupa todo o seu tempo

Seja pela importância do projeto ou por ser a primeira vez que recorre a um freelancer, este tipo de cliente está constantemente a ligar-lhe para saber qual o progresso, ao ponto de lhe retirar tempo para a sua vida pessoal ou para os outros demais clientes que tem à espera. Numa primeira fase, é importante conversar calmamente com o cliente, perceber o porquê da sua preocupação e reforçar todos os pontos discutidos durante a contratação como a lista de tarefas que estão a seu cargo ou qual o prazo até quando estas devem estar devidamente concluídas. Garanta-lhe que está tudo sob controlo e que se acontecer algum imprevisto, ele será o primeiro a saber.


O cliente que está constantemente a espiá-lo

Ainda que este tipo de cliente não seja muito comum, é relativamente mais difícil de acalmar que o tipo acima descrito. Este cliente é aquele que deseja relatórios diários de tudo o que faz, ficando visivelmente desagradado quando percebe que você não está constantemente a dar atenção ao seu projeto - mesmo que tudo esteja a ser feito dentro dos limites estabelecidos e com a qualidade desejável. Contrariamente ao primeiro tipo de cliente, este não irá compreender que você não trabalha somente para ele e a conversa terá de ser feita de forma mais direta e concreta. Idealmente poderá marcar reuniões semanais ou mensais, ou até mesmo declarar afirmativamente que para que esta relação de trabalho funcione terá de haver confiança de ambos os lados.


O cliente que quer mais

Você sai da reunião com funções específicas detalhadas e uma remuneração que ambas as partes concordaram. Contudo, uns dias depois este tipo de cliente irá contactá-lo para perguntar se pode fazer mais algumas tarefas, sem que lhe seja aumentada a remuneração. Numa fase inicial enquanto freelancer é natural que acabe por ceder a este tipo de pressão, afinal não deseja perder o cliente, mas se esta situação continuar em projetos futuros, é essencial que comunique com o ele, sob pena de terminar a fazer dois trabalhos, pelo preço de um.


O cliente que se atrasa a pagar

Este é de longe um dos piores tipos de clientes e aquele de que se deve manter o mais longe possível - o cliente que quer o trabalho para ontem mas que só paga semanas ou até meses depois. Em média, 70% dos freelancers irão encontrar este cliente frequentemente, normalmente disfarçado por desculpas constantes de poucos lucros, dificuldade no pagamento ou até problemas com o banco. É fundamental que ao comunicar com o cliente, lhe explique que precisa do que fora prometido pois sem ele não conseguirá manter o seu equilíbrio financeiro e terá de procurar outro cliente. Pode parecer duro mas por vezes o medo de o perder como profissional, fará com que este cliente pare com os atrasos.


Infelizmente, o último recurso é sempre não aceitar mais projetos de determinado cliente porém o ideal é sempre compreender o que está por detrás da má comunicação e tentar resolver essa situação. No entanto, não se esqueça que a sua saúde e o seu equilíbrio financeiro são geralmente mais importantes e que, como freelancer, tem maior liberdade de encontrar um cliente com o qual consiga uma melhor relação.


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