Fundamentais antes de começar um negócio


Tem uma ideia que não lhe sai da cabeça e a vontade de se lançar no mundo do empreendedorismo? Nós ajudamos com algumas dicas sobre o que se preocupar antes de começar um negócio.

Prepare-se atempadamente
Talvez a primeira dica e a mais importante seja: encontre um mentor. Não estamos a falar necessariamente de um homem de negócios que esteja neste mundo há décadas mas é fundamental procurar ajuda profissional. Fale com amigos ou familiares que tenham negócios, pequenos ou grandes, e perceba quais as suas maiores dificuldades. Prepare-se de antemão para os obstáculos que naturalmente vai encontrar.

Descubra o seu cliente-alvo
Claro que o seu negócio será idealmente de algo por que pessoalmente se apaixonou. No entanto, não vai querer abrir um ginásio numa cidade onde a maioria da população não pratica exercício, nem vai abrir um restaurante vegan onde os habitantes não sigam esta dieta. É importante saber o que deseja vender mas também qual o público que tem à sua volta, assim como as suas necessidades.

Mergulhe no digital
Este passo é fácil para jovens empreendedores, contudo, existem ainda milhares de pessoas que não estão familiarizadas com o mundo tecnológico. É importante saber usar um computador e conhecer o básico da internet. Num mundo cada vez mais digital, a maioria das suas reuniões serão feitas via programas como o Skype, assim como as primeiras entrevistas de emprego, entre outros assuntos fulcrais ao bom funcionamento do seu novo negócio. Para além disto, você deverá deixar uma pegada digital grande, criando contas nas principais redes sociais e abrindo um website da sua empresa.

Desenhe um plano estratégico
Na nossa cabeça todas as ideias são boas ideias mas é preciso refletir bastante sobre as suas escolhas. O primeiro passo para isto é desenhar um plano estratégico, com cerca de vinte páginas, onde incluirá os objetivos da sua empresa, o público-alvo, quantos empregados precisa e que de áreas profissionais eles devem ser. Prefere freelancers ou não-freelancers? A sua loja será online, física ou ambas? Precisa de um gestor de redes sociais? Qual o orçamento e quais os gastos? Qual a margem de lucro que visiona? Quais as empresas que serão suas concorrentes? Todas as perguntas fazem parte de uma longa lista que o ajudará a ver melhor o seu negócio e a traçar a melhor abordagem.

Tenha uma vida financeira estável
Abrir um negócio é sempre um risco não apenas emocional mas também financeiro, podendo deixar-lhe grandes dívidas se correr mal. É, por isso, importante que tenha “as suas contas em dia” e que deixe de parte algum dinheiro para um imprevisto. Lembre-se que muitas vezes o lucro vem apenas alguns anos após o início do negócio e que numa fase inicial você terá de financiá-lo.

Angarie parceiros
Fora o seu investimento pessoal, pode contactar amigos ou familiares que estejam interessados em investir no seu negócio, talvez até tornar-se sócios! Isto permitir-lhe-á ter menos peso sobre si ao mesmo tempo que lhe garante mais tempo para se preocupar com outros assuntos.

Estes são os primeiros passos para fazer nascer um negócio de sucesso! Encontre o seu cliente, trate-o com respeito, ofereça produtos de qualidade e com o tempo, verá o seu trabalho árduo traduzir-se não apenas num sentimento de realização mas também numa fonte de rendimento estável e em constante crescimento.

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais