Empreendedorismo

Ideias de Marketing Low Cost


É empreendedor e não dispõe de um grande (ou nenhum) orçamento para marketing? Há boas notícias para si. O marketing não necessita de ser caro para ser eficaz. Mesmo que não tenha uma equipa especializada, é possível definir estratégias para fortalecer o negócio sem gastar muito dinheiro. Basta colocar a mensagem certa, em frente à pessoa certa, no momento certo.
Eis algumas ideias de marketing low cost para fazer crescer o seu negócio:

Faça um plano de marketing
Tem de começar pelo princípio. Faça um bom plano de marketing para o ajudar a investir na medida certa. Defina estratégias de marketing para os próximos três a cinco anos, devendo o plano ser revisto e prolongado ano após ano.

O poder dos testemunhos
Se os seus clientes estão satisfeitos, podem ser uma das melhores ferramentas de marketing para a sua empresa. As pessoas são naturalmente céticas e os testemunhos irão funcionar como uma validação, uma terceira parte independente, de que o seu negócio é tão bom quanto afirma ser. Peça-lhes cartas de recomendação e coloque-as na montra da sua loja, adicione-as no seu website, como um slogan no seu e-mail, blog ou e-newsletter e nas suas apresentações de vendas. Outra alternativa será adicionar um testemunho em vídeo do seu cliente ao seu website.

Publicidade boca-a-boca
É sabido que a divulgação boca-a-boca é o melhor tipo de publicidade que pode existir. Poderá criar um sistema de recompensa (descontos, p.ex.) aos clientes que recomendarem o seu negócio ou simplesmente encorajar os comentários e partilhas na sua página do Facebook, blog ou website.

Mantenha-se em contacto
É preponderante que o seu cliente se recorde de imediato da sua empresa ao necessitar de um negócio do seu ramo. Um cliente leal e habitual neceessita de contacto de forma gentil e consistente, mas não em demasia.

Liste o seu negócio
Coloque o seu negócio em diretórios de empresas como o hotfrog ou o AEIOU. O Google Local é outra ferramenta que o poderá ajudar. Assim que se encontrar no Google Local, encoraje os seus clientes a deixar testemunhos na sua página.

Envolva a sua empresa na comunidade local
Promova ações de promoção na vizinhança e obtenha cobertura mediática por parte dos meios de comunicação locais. Associe a sua marca a eventos de caridade que interessem aos seus clientes.

Outras dicas: - Aposte no marketing de guerrilha: a ideia é criar ações de promoção que causem impacto no dia-a-dia das pessoas. Aproveite datas comemorativas. - Não se esqueça do pós-venda: telefonar para o cliente para fazer o ‘follow up’ ajuda a valorizar a imagem da empresa.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Plano de Marketing

Marketing Direto

Marketing de Guerrilha

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais