Como impedir que o seu pequeno negócio falhe


Sabia que 50% das pequenas empresas encerra nos primeiros cinco anos? Isto acontece devido a vários fatores que podem parecer insignificantes, mas que são na realidade a diferença entre o sucesso e o fim de um sonho. Conheça algumas dicas que o podem ajudar!

 

1. Desenhe um plano objetivo

Saiba onde quer levar a sua empresa, qual o futuro que gostava de dar ao seu negócio. Organize um documento onde inclua quais os produtos que deseja mostrar ao público e o porquê, que tipo de parcerias gostaria de montar e porquê. Irá ajudá-lo a decidir melhor qual o próximo passo e será uma grande mais valia ao seu crescimento.

 

2. Confie no trabalho dos outros

Algo que frequentemente se vê em pequenas empresas é o desejo de fazer tudo sem pedir ajuda a ninguém. Confie no trabalho de outros. Comece por tarefas pequenas que pode ir passando a outros membros da equipa ou empresas parceiras. Se correr bem, transfira outras tarefas. Deste modo terá uma equipa cada vez maior e você começará a ter tempo para outras tarefas importantes que anteriormente tinham de ficar de lado ou de ser executadas à pressa.

 

3. Tenha as contas em dia

Não interessa o quão pequeno e simples for o seu negócio, mantenha as contas em dia. Saiba qual o orçamento que tem disponível e quantas despesas vai ter ao longo do mês. Aproveite para verificar se se está a canalizar o dinheiro para o sítio adequado. Não se esqueça que sem financiamento começará rapidamente a ter dívidas - uma das principais causas do fim de várias empresas. Quer aprenda um pouco sobre finanças ou contrate um contabilista, tenha em atenção este ponto.

 

4. Melhore o seu serviço ao cliente

O cliente será sempre o mais importante. Por isso, tenha sempre a certeza que o seu serviço ao consumidor é o melhor. Respeite os clientes, tenha a certeza de que ficam satisfeitos com o produto e convença-os a regressar. Produza o melhor conteúdo possível, nunca os engane, contacte diretamente com ele via e-mail, telefone ou redes sociais, responda às suas dúvidas. Com o tempo eles serão o fruto do seu sucesso.

 

5. Crie uma boa campanha de marketing

Seguindo o ponto anterior, é preciso ir de encontra ao cliente. É verdade que um cliente satisfeito trará consigo mais clientes mas isto não é suficiente. Não sabe como funcionam as redes sociais ou não gosta de as usar? Atualmente a maioria dos seus possíveis clientes descobre novos produtos e novos serviços pelas redes sociais e é importante estar presente em todo o lado. Contrate alguém que conheça como funciona o Snapchat, o Instagram, o Facebook e o Twitter, e crie campanhas promocionais através deles.

 

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