Empreendedorismo

Guia de Incentivos à Contratação


 

Para 2017, o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional disponibiliza para já, três importantes apoios à contratação – no fundo, medidas que fornecem benefícios e apoios financeiros a empresas que aceitem contratar desempregados inscritos no organismo.

 

CONTRATO-EMPREGO

Vem substituir a iniciativa Estímulo-Emprego. Por cada contrato com um mínimo de 12 meses ou sem termo as empresas recebem um apoio financeiro que pode ir desde três vezes o valor do IAS* para contratos a termo certo até nove vezes o IAS para contratos sem termo. O apoio financeiro é dado pelo Portugal 2020 e pode ser alvo de majorações de acordo com indicações específicas. Esta é uma iniciativa destinada a empresários em nome individual ou pessoas coletivas, de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos.

 

*Valor do IAS (Indexante dos Apoios Sociais): 421,32€

 

PROMOÇÃO DE IGUALDADE DE GÉNERO NO MERCADO DE TRABALHO

Esta medida consiste na majoração do apoio atribuído no âmbito da medida Contrato-Emprego e consiste num apoio financeiro aos empregadores que celebrem contratos de trabalho com desempregados inscritos nos serviços de emprego, do sexo sub-representado em determinada profissão.

 

ISENÇÃO OU REDUÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES

Para além das medidas de apoio à contratação geridas pelo IEFP o Estado concede outros apoios ao emprego através de outras medidas de isenção ou redução de contribuições a cargo da entidade empregadora, da responsabilidade do Instituto de Segurança Social, IP.

 

Mais informações sobre os apoios em iefp.pt e a isenção ou redução de contribuições em seg-social.pt.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Contratação de Recursos Humanos

Fatores a considerar quando contrata o seu primeiro funcionário

Como elaborar um contrato de trabalho

 

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais