Como chamar a atenção de um Influenciador para o seu Negócio


A publicidade e promoção através de influenciadores ou líderes de opinião é uma das grandes tendências atuais do marketing. O conceito é bastante simples: um influenciador ou líder de opinião – que pode ser desde um youtuber famoso a uma figura pública, comediante, etc - é alguém que, furto da sua visibilidade e elevado número de seguidores, ajudará a criar mais visibilidade para a sua marca: uma espécie de atalho para a popularidade, digamos assim.

 

Há várias formas de abordar o trabalho com um influenciador, sendo a mais fácil, evidentemente, pagar-lhe esse serviço que pode contemplar críticas de produtos, menções ou até um simples vídeo. No entanto, para o conseguir – quem sabe até de graça – é essencial ganhar a atenção e admiração deste influenciador em primeiro lugar.

 

No entanto, chamar a sua atenção nem sempre é fácil por diversas razões:

- são pessoas ocupadas: ter um culto de seguidores requer muitas horas de trabalho, pelo que estas pessoas não têm tempo a perder com trivialidades;

- têm muitos pedidos: para tornar tudo mais difícil, os grandes influenciadores da sua área estão provavelmente a lidar com o “assédio” ou contacto de outras marcas – e é impossível conseguirem responder a todos;

- não estão cá para fazer favores: mesmo que consiga chamar a atenção do influenciador e fazê-lo atender o seu pedido, lembre-se que “não há almoços grátis” e que não podem perder tempo a fazer favores a outros. Esta colaboração deve ser bilateral e, como tal, trazer vantagens (sejam elas quais forem) para ambos.

 

Posto isto, o que pode fazer para os deixar com uma pulga atrás da orelha? Eis algumas dicas.

 

- ganhe autoridade própria: antes de abordar um influenciador assegure-se de que também consegue ser, de certa forma, um “proto-influenciador”. Esteja presente em diferentes meios com colaborações, participe em conversas e discussões relacionadas com a indústria e trabalhe no compromisso de ter uma boa âncora nas redes sociais.

 

- saiba com quem está a falar: esqueça os Templates de contacto – cada pessoa é uma pessoa, e lembre-se que o influenciador é contactado dezenas, quem sabe centenas, de vezes por dia. Conheça bem o seu trabalho, como o faz, estude as suas colaborações passadas e quando estabelecer contacto, mencione esses conhecimentos.

 

- fale do coração: não pareça um robot. É melhor sacrificar a formalidade em nome de alguma sinceridade do que parecer uma autêntica máquina que debita informação. Não tenha medo de mostrar personalidade.

 

- faça diferente: não tente fazer a mesma abordagem que toda a gente – a diferença... faz diferença. Arranje uma forma de se diferenciar nos restantes.

 

- ofereça valor: não peça simplesmente um favor – além de ser de péssimo gosto, muito provavelmente não o vai levar a lado nenhum. Antes de pedir o que quer que seja, pense numa oferta de valor para o seu influenciador.

 

- seja direto: não esteja com rodeios, lembre-se que os influenciadores são pessoas ocupadas. Seja direto na sua proposta e conciso na mensagem. Os detalhes mais intrincados ficam para uma fase posterior do contacto.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Como transformar os seus clientes em embaixadores da marca

4 Passos para tornar a sua Marca Única

 

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais