Empreendedorismo

Como preparar a internacionalização da sua empresa


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Em época de crise, são muitos os empreendedores que começam a considerar apostar em mercados externos estratégicos, em busca de novas oportunidades de negócio.

 

Para que todo o mecanismo funcione eficazmente, é necessário preparar a internacionalização da sua empresa e definir com clareza uma estratégia sustentável. Eis as principais etapas a ter em conta para entrar no mercado internacional.

 


1º PASSO: PRÉ-INTERNACIONALIZAÇÃO

 

Olhe para dentro antes de se lançar lá fora. Analise as capacidades da estrutura da sua empresa em Portugal para aguentar um processo de internacionalização a longo prazo com base em alguns fatores:

 

- Historial internacional da empresa: inclui a sua experiência acumulada no estrangeiro e os sucessos e fracassos de tentativas de internacionalização passadas.
- Cultura de internacionalização: relacionada com a tradição de abertura internacional, o interesse pelos mercados além-fronteiras e a expansão geográfica das redes de contactos.
- Personalidade das partes integrantes: ou seja, a maior ou menor resistência à internacionalização por parte dos gestores, acionistas, empregados, etc.


Convém identificar as oportunidades e ameaças externas no processo da expansão. Para isso deve fazer uma análise do ambiente concorrencial internacional com os seguintes elementos:
- Análise da atratividade da indústria: defina a dinâmica internacional do setor, as pressões externas (regulamentares, socioeconómicas, tecnológicas, grau de protecionismo, etc.) e a segmentação da indústria internacional (identificação e seleção dos critérios de segmentação).
- Descrição da agressividade concorrencial: é imprescindível uma análise de modelos de negócio, as práticas mais comuns dos concorrentes bem como obstáculos para entrar num novo mercado (ameaça de novos concorrentes ou de produtos substitutos e o poder negocial dos fornecedores e dos clientes). A concorrência deverá ajudá-lo a perceber que posicionamento lhe dar e explorar novas possibilidades e nichos de mercado.
- Definição dos fatores críticos de sucesso da indústria: olhe para os mercados internacionais da perspetiva da oferta e da procura e analise os fatorse críticos de sucesso. Crie, de seguida, cenários de evolução possíveis e quais as estratégias vencedoras em cada um dos cenários.


Avalie os recursos e lacunas da sua empresa, tendo em vista a sua internacionalização. Deste modo irá identificar quais os pontos fortes e fracos da sua empresa. Há três níveis de diagnóstico:
- Internacionalização inicial: estará a sua empresa apta para desenvolver relacionamentos negociais duradouros no estrangeiro? Terá capacidade para adaptar a sua oferta e processos de compra e venda aos mercados internacionais?
- Implementação: serve para avaliar se a sua empresa tem condições para elaborar e implementar uma estratégia de desenvolvimento internacional, associada à capacidade para gerir a diversidade e controlar o negócio à distância.
- Internacionalização: analisa a capacidade de concorrer globalmente com uma ampla integração de funções a uma escala mundial.

 


2º PASSO: ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

 

Após diagnosticar a situação está apto para delinear a estratégia e tomar as três decisões mais importantes do processo:
- Definir opções: no plano internacional irá ter de definir as suas prioridades, os seus objetivos qualitativos e quantitativos a atingir e o horizonte temporal da estratégia de internacionalização. Tenha em conta o ciclo de vida do produto, o grau de acessibilidade do mercado, o montante do investimento a fazer e o período de tempo até atingir o break-even (ponto morto de vendas).
- Selecionar a localização: com o auxílio de uma grelha de comparação, faça uma triagem das localizações de forma a poder eliminar à partida os espaços geográficos internacionais que não tenham potencial de expansão ou nos quais a concorrência já domine o mercado. Compare elementos de atração das diversas alternativas, descubra qual das localizações poderá valorizar a sua empresa. Use critérios como o potencial de mercado, a sensibilidade aos preços, o acesso a canais de distribuição e a qualidade dos intermediários.
- Determinar formas de abordagem adequadas: tome decisões relativas às formas de entrada em cada uma das localizações alvo. Essas decisões podem ser ao nível de envolvimento da empresa no estrangeiro (recursos financeiros, técnicos e humanos); ao nível de controlo exigido pelos dirigentes e dos riscos suportados; ao nível da compatibilidade entre as fases de internacionalização iniciais e a sustentabilidade a longo prazo; a complementaridade (ou antagonismo) entre a sede e as filias internacionais.

 

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