Estes erros podem afugentar os seus investidores


Quer já tenha conseguido um investidor ou esteja em fase de reuniões para angariar ajuda, existem alguns erros que lhe podem custar o apoio financeiro que a sua empresa tanto precisa. Esta é uma operação muito delicada que pode culminar no sucesso ou no fim do seu negócio, por isso, estude bem quais os erros que não pode mesmo cometer.



Qual a sua chance de conquistar clientes

Imagine que o seu produto é relativamente novo no mercado, talvez algo inovador mas nunca antes visto. Pode ocorrer-lhe mentir durante as negociações e afirmar ao seu investidor que o possível mercado de vendas é grande quando na realidade não o é. Para além do risco óbvio do seu investidor perceber a mentira e se negar a ajudá-lo - eventualmente alertando outros investidores para a sua situação - pode acontecer que depois do investimento ser aceite, os resultados não sejam aqueles que prometeu, perdendo não somente o seu possível lucro, como futuros investimentos.


Ignorar a concorrência

Olhar a sua concorrência como um mero pormenor ou algo inferior a si é um erro. Mesmo que ela seja indireta - mesma indústria ainda que o produto seja diferente - pode levá-lo a pedir demasiado orçamento. Deve sempre ter em conta o sucesso e o lucro de quem está no mesmo mercado que você.


Sonhar demasiado grande

Se o seu plano de negócio for demasiado ambicioso, pode levar os seus investidores a pensarem que a sua proposta foi mal planeada, perdendo rapidamente interesse. Os seus objetivos devem sempre ter no fim um resultado realista.


Ter um plano de negócio fraco

Para aceitar financiar a sua ideia, o investidor irá querer saber como será distribuído o dinheiro. Nesta altura é preciso ter um plano de negócio muito bem detalhado, de modo a assegurar que o investimento terá o melhor fim, revelando igualmente profissionalismo da sua parte. Idealmente, quando pede um investimento deve já possuir um destino para o dinheiro que pede e, até porque não, focar-se em vários investidores já com determinada parte do financiamento em mente.


Conseguir investimento não é tarefa fácil, especialmente numa fase inicial mas é fulcral que perceba quais os erros que não deve cometer se deseja que acreditem no seu projeto ao ponto de querem partilhar algum dinheiro consigo. Não se esqueça também que isto se aplica aos modos de investimento tradicionais assim como aos modernos, como o Kickstarter.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Sites de Crowdfunding

Essenciais que não podem faltar na sua campanha de Crowdfunding

A importância do Crowdfunding para Startups


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais