Empreendedorismo

Investimento


Saber a rentabilidade de uma empresa face aos seus investimentos é uma informação que dispensa qualquer justificação de pertinência, tanto para empreendedores como para investidores.

 

A relação que existe entre os ganhos de um investimento e os custos do mesmo são indispensáveis para que uma empresa tenha argumentos para continuar a captar o interesse de investidores e é aí que o cálculo do ROI (Return on Investment) "entra nas contas" de um empresário: (receita-custo) / custo.

 

A fórmula é simples, podendo ser aplicada da seguinte forma:

 

Imaginemos o exemplo de um investidor que pretende investir numa pequena sociedade que possui uma cadeia de pizzarias e que compra 25 ações da mesma a 5 euros cada, custando-lhe um total de 125 euros. Posteriormente, vende o mesmo número de ações, ganhando 200 euros. Atendendo à fórmula, o retorno do seu investimento fixa-se nos 60 %. Isto para o investidor é extremamente aliciante, pois por cada euro que investe no negócio, recebe 60 cêntimos, estando a pequena cadeia de pizzarias numa boa situação para captar mais investimento.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais