Empreendedorismo

Leasing ou Renting?


Mesmo sabendo o que é um leasing e um renting pode revelar-se difícil decidir qual a melhor alternativa para adquirir um bem sem recorrer a crédito. As diferenças entre ambos estabelecem-se, no entanto, a partir do tipo de cliente, as suas necessidades e o objetivo do aluguer.

 

No que respeita ao leasing será a locadora/banco a comprar o bem, sendo que o cliente pagará uma “renda” até ao final do contrato – no final deste, o bem ficará em nome do cliente. Revela-se no entanto que apesar da vantagem dos juros baixos, o cliente deve garantir um seguro contra todos os riscos neste período.

 

No caso do renting, os contratos fazem-se a períodos limitados, pagando o cliente a “renda” à empresa de renting. Na maior parte dos casos, o serviço assegura já os seguros, manutenção, impostos e assistência de viagem (no caso de automóveis, por exemplo).

 

Desta forma, e de maneira a chegarmos a uma resposta mais conclusiva, podemos dizer que o leasing – mais utilizado por particulares - fortalece a ideia de comprar o bem (ainda que a prestações) enquanto o renting – mais usado por empresas - passa a ideia de usar o bem durante um período de tempo. Além disto, é sempre importante que estude bem o mercado e as diferentes ofertas, analisando diferentes modelos, preços de aquisição e custos de contratação.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Leasing

Renting

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais