6 Lições de Empreendedorismo para retirar de Game of Thrones


HTML Editor - Full Version

Game of Thrones deixou os fãs em êxtase depois de, no último domingo, ter exibido o último episódio da sua sétima temporada, deixando em suspenso alguns dramáticos acontecimentos até à última série de episódios que só deverá chegar em 2019.

 

No entanto, vale a pena recordar que nem tudo é fantasia, ficção científica e dragões na famosa série da HBO: com uma carga política e empreendedora carregada, Game of Thrones é muitíssimo capaz de passar valerosas lições a futuros e correntes empresários.

 

Ora veja...

 

1. “A Lannister Always Pays His Debts”

O famoso ‘slogan’ da família Lannister é uma das mais claras dicas empreendedoras desta lista. Como uma pessoa de negócios, é essencial que faça do seu objetivo máximo gerar lucro, mas ao mesmo tempo, não deixar para trás qualquer dívida – isto porque viver em prol de obrigações que não consegue cumprir nunca terá um final feliz. Pagar as suas dívidas vai trazer-lhe segurança e dar-lhe uma imagem de empreendedor sério e confiável.

 

2. “Chaos is not a pit, it’s a ladder”

A frase favorita de Littlefinger não podia estar mais correta. Afinal, para um empreendedor, os tempos difíceis podem ser, na verdade, os mais promissores: só tem de lutar e aprender o mais possível pelo caminho. Os tempos difíceis são a altura ideal para ideias corajosas e inovadoras. O caos pode ser uma oportunidade e não um obstáculo.

 

3. “Any man who must say, I am the king, is no true king”

As palavras de Tywin Lannister são a descrição perfeita da liderança. Um verdadeiro líder não precisa de o relembrar a cada 5 minutos. Neste caso, quando esta frase é proferida os Lannisters atuam como líderes e são vistos como tal. No caso da vida empresarial, se atuar como chefe, tomar as decisões certas, se for objetivo e nunca ultrapassar os limites, também será visto como uma figura de autoridade a respeitar. Tal como Lord Varys também disse um dia: “power resides where men believe it resides”, pelo que se os seus colaboradores confiarem em si e na sua liderança estarão sempre motivados a servi-lo.

 

4. “Freedom means making your own choices”

Grande parte de Game of Thrones revolve à volta de famílias e líderes que inspiram medo e terror em quem os segue, com algumas nobres exceções pelo caminho: uma delas foi ou é – até certo ponto – Daenerys Targaryen. A jovem Khaleesi tomou decisões difíceis e por vezes brutais, mas também foi a protagonista de alguns dos momentos mais inspiradores e bondosos da série, o que nos leva a mais uma crucial lição de empreendedorismo: seja firme mas nunca cruel ou maldoso para os seus pares, colaboradores e mesmo para os adversários.

 

5. “A Very Small Man Can Cast a Very Large Shadow”

Tyrion Lannister é uma das personagens favoritas da maior parte da audiência de Guerra dos Tronos, mas a verdade é que a sua posição se foi ganhando solidamente ao longo do tempo. Tyrion é um homem repetidamente gozado pela sua aparência e limitações, mas não deixa que essas características afetem aquilo que pode fazer e não tem medo de expor a sua opinião sempre que é necessário. Nunca tenha medo de se levantar, expor-se e fazer ouvir as suas ideias – alguém muito importante pode estar a ouvir.

 

6. “Winter is Coming”

Finalmente, o ‘slogan’ da Casa Stark teve total importância no último episódio da série quando o Inverno – real e figurativo chegou finalmente a Westeros. No entanto, esta é também uma das mais fortes lições de empreendedorismo que podemos retirar da série da HBO: os obstáculos, as dificuldades e os problemas vão chegar, portanto faça o que puder para os antecipar e prevenir. Equipe-se com as melhores soluções, guarde-se com os melhores sistemas de segurança e prepare-se: o Inverno chegará também para si, mas se o ultrapassar com sucesso terá sempre a Primavera à espera.

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais