Empreendedorismo

Lições de Sobrevivência para um Empreendedor


Segundo vários estudos académicos, negócios com menos de 20 colaboradores têm uma probabilidade de 37% de se manterem ativos ao fim de quatro anos, e apenas de 9% de sobreviverem ao fim de dez anos.

 

Porque o ambiente empreendedor é pejado de obstáculos e preenchido por competitividade e concorrência, eis algumas lições de sobrevivência que poderão ajudá-lo a prosperar.

 

Ofereça algo antes de pedir alguma coisa

Eduque os seus clientes habituais ou futuros ao oferecer-lhes atividades extra-negócio, como um blog ou apresentações públicas, para instituir confiança.

 

Faça referências

Ligar pessoas que conhece a outras na sua rede demonstra a sua compreensão pelas necessidades dos outros e cria possibilidades de retribuição.

 

Crie alianças estratégicas

O que pode ajudar a expandir o âmbito dos seus serviços e ajudá-lo a resistir mesmo quando o core do seu negócio estiver mais estagnado.

 

Seja um estudante do seu negócio

Na atualidade, as ferramentas e métodos de fazer negócio evoluem tão rapidamente que é difícil não estarmos constantemente desatualizados. Continue a aprender sobre a sua indústria ou segmento de negócio, mantenha-se aberto à inovação e arranje novas formas de se tornar mais eficiente e produtivo.

 

Não tente fazer tudo

Tentar ser tudo para todas as pessoas ao mesmo tempo só para agradar a todos e, quem sabe, garantir novos clientes vai certamente diluir a sua concentração e eficiência nas atividades core do seu negócio. Dê aos seus clientes o melhor de si, mas contrate outros especialistas para áreas que não domina.

 

Seja um bom membro de equipa

Integre-se no trabalho da sua equipa para se manter verdadeiramente ao corrente do que se passa na empresa, podendo assim gerir e delegar com maior conhecimento de causa.

 

Invista com inteligência

Evite a tentação de gastar demasiado dinheiro em itens de luxo ou superficiais para o seu negócio. Se se sentir à vontade em tarefas administrativas, assuma algumas e poupará certamente mais algum dinheiro.

 

Mantenha uma boa rede de contactos

Se mantiver uma boa rede de contactos terá mais oportunidade de gerar novas oportunidades de negócio.

 

Tenha um bom grupo de conselheiros

Pode ser um grupo de diretores ou simplesmente um grupo de pares. É uma excelente forma de trocar conhecimento sem ter de contratar consultores para finanças, recursos humanos, marketing e outras áreas.

 

 

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