Crie ligações profissionais e pessoais duradouras


Durante a sua carreira irá encontrar vários profissionais e apesar de ser relativamente fácil conversar com eles, nem sempre estes encontros se tornam em oportunidades de amizade ou parceria. Contudo, existem alguns truques para tornar as suas relações de trabalho em algo mais produtivo e duradouro.


Encontre gostos em comum

É fácil conectamo-nos com pessoas que possuem gostos e hobbies semelhantes aos nossos, por isso, se sabe que possui algo em comum com o outro - um destino de férias, o clube de futebol, a série favorita - aproveite para explorar esse lado e verá que as suas relações terminarão de modo mais positivo.


Preste atenção

Repetir a mesma coisa durante a conversa ou esquecer-se de elementos que lhe foram ditos, como nome ou eventos passados, são o primeiro passo para uma relação pouco duradoura - transmitindo a sensação de que não está realmente a prestar atenção ao outro. Tente memorizar o máximo possível!


Seja você mesmo

Pode não parecer mas a falsidade é fácil de detectar, especialmente se a usar para fazer com que o outro o aprecie mais, minando qualquer chance de realmente ter uma boa relação com ele. Seja autêntico e verdadeiro a si mesmo, prioritize as suas opiniões e o seu modo de ver o mundo e verá que conseguirá obter experiências melhores com os que o rodeiam. Claro, evite tocar em tópicos sensíveis e, se tal ocorrer, mantenha uma mente aberta.


Não se supervalorize

Isto acontece frequentemente quando alguém lhe fala de um obstáculo difícil de ultrapassar que estão a viver no momento e que para si foi algo simples de resolver. A tendência pode ser a de se “gabar” do quão simples foi esse momento para si e de que o outro não deveria ter qualquer tipo de dificuldade. Nem todos somos iguais, nem todos temos a mesma perspicácia, equipa ou experiência de trabalho. Em vez de deitar o esforço do outro por terra, uma melhor opção será oferecer-lhe conselho, explicando que já se deparou com o mesmo problema e conseguiu ultrapassá-lo fazendo o seguinte… Todos temos os nosso pontos fortes mas eles não são superiores aos pontos fortes dos outros. Seja humilde e realista.


Aprenda a dar-se bem com os outros e aproveite grandes eventos ou reuniões para se aproximar de outros profissionais com os quais pode desenvolver uma relação pessoal e de trabalho saudável.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Como iniciar conversa com estranhos num evento de empreendedorismo

Web Summit 2018 conta com Maisie Williams e Evan Williams


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais