Empreendedorismo

Como financiar um negócio / empresa


Tem uma boa ideia para um negócio, mas falta-lhe o capital necessário para o investimento de lançamento? Aqui apresentamos-lhe algumas alternativas sólidas de linhas de financiamento que poderá considerar para alavancar o seu negócio.

 

Portugal 2020

É o sucessor do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e enquadra os apoios estruturais da União Europeia entre 2014 e 2020, tendo como prioridades o setor privado e o emprego. Este programa europeu garante um investimento em Portugal de 25 mil milhões de euros até 2020. O Portugal 2020 também financia outras linahs de apoio como o Investe Jovem, destinado a promover a criação de empresas por jovens desempregados.

Mais informações em portugal2020.pt/Portal2020.

 

Linhas Capitalizar

Disponível desde o início de fevereiro, a Linha Capitalizar oferece montantes de financiamento entre os 25 mil e os 2 milhões de euros para reforçar as fontes de financiamento e a melhoria das condições de investimento em empresas. Existem 5 linhas de crédito inseridas neste programa – Micro e Pequenas Empresas, Fundo de Maneio, Plafond de Tesouraria, Investimento Geral e Investimento Projetos 2020. Mais informações sobre cada um deles em pmeinvestimentos.pt.

 

IEFP – Criação do Próprio Emprego

Atribuição de apoios a projetos de emprego promovidos por beneficiários das prestações de desemprego, através da antecipação das prestações de desemprego, desde que os mesmos assegurem o emprego, a tempo inteiro, dos promotores subsidiados.

Mais informações em iefp.pt.

 

IEFP – Criação de Empresas

Medida que consiste na atribuição de apoios a projetos de criação de empresas de pequena dimensão com fins lucrativos através do acesso a linhas de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro concedido por instituições bancárias.

Mais informações em iefp.pt.

 

IEFP – Microcrédito

Medida de apoio a projetos de criação de empresas promovidos por pessoas que tenham especiais dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, através do acesso a crédito para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante.

Mais informações em iefp.pt.

 

Comércio Investe

O Comércio Investe é um sistema de incentivos dirigido a empresas de micro ou pequena dimensão do setor do comércio a retalho e a Associações que promovam o comércio localizado nos centros urbanos.

Mais informações em iapmei.pt.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Seed

Sites de Crowdfunding

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais