Empreendedorismo... nas férias: 5 Livros para ler este Verão


Parte de ser um empreendedor de sucesso é estar aberto a continuar a educar-se e a aprender ao longo da vida e da carreira. Quer seja um aspirador a empreendedor que ainda trabalha das 9 às 17 ou um fundador que dirige uma startup de sucesso, a educação deve ser um dos pilares do seu sucesso.

 

Aproveitando o bom tempo que se faz sentir pelo país, porque não aproveitar uma descontraída ida à praia para aprender um pouco mais sobre as mecânicas do negócio? Aqui seguem algumas sugestões de livros que poderá ler este verão com vista a otimizar e aumentar o seu conhecimento sobre empreendedorismo e o funcionamento do seu negócio.

 

“Inovação & Empreendedorismo”, de João M. S. Carvalho

Este livro explica passo a passo como uma organização pode ser criada e gerida para ser bem-sucedida. O autor apresenta vários modelos que ajudam os empreendedores e os intraempreendedores nas suas necessidades de inovação, análise de informação, implementação de novos projetos, e na avaliação interna e externa dos impactos organizacionais. Um Manual que apresenta características inovadoras, desde logo pela possibilidade de ser consultado em duas línguas, mas também pelo facto de estar dividido em função das quatro grandes fases de desenvolvimento de um negócio em qualquer setor de atividade: MODELO DOS 4i - Ideia, Informação, Implementação e Impacto.

 

“Self-Employed: 50 Signs That You Might Be An Entrepreneur”, de Joel Comm  e John Rampton

É um empreendedor? Os empreendedores são uma raça própria, indivíduos únicos com um conjunto de características e mindsets específicos. Neste livro, Comm e Rampton detalham 50 qualidades diferentes que personificam aqueles que são empreendedores.

 

“As Mentiras do Empreendedorismo”, de Frederico Zezola

Falar em empreendedorismo é falar num mundo de oportunidades para os jovens. Hoje em dia abrir uma empresa é visto como uma solução para o flagelo do desemprego. Faz-se acreditar que iniciar uma startup é uma opção acessível a todos e que quem não o faz é porque não quer. Mas será mesmo assim? A verdade é que os apoios de que tanto se fala são na sua maioria falsos. Não há investimento nem financiamento e, quando há, é para um grupo restrito de pessoas. Existirão investidores sérios em Portugal? Os concursos de empreendedorismo são verdadeiros? "As Mentiras do Empreendedorismo" é um livro que mostra uma experiência real do confronto com estes problemas. Uma excelente oportunidade para quem quer abrir uma empresa e não quer cair na tentação de acreditar nos facilitismos que nos são contados. Afinal vale ou não a pena ser empreendedor em Portugal?

 

“All in: 101 Real Life Business Lessons for Emerging Entrepreneurs”, de Bill Green

O que significa apostar tudo numa aventura empreendedora? Bill Green construiu a sua carreira de empreendedor com um nível irrepreensível de sucesso e compromisso. Desde a banca na feira que uma vez teve até à enorme IPO que lhe ofereceram, Green construiu a sua empresa de 600 milhões de dólares com mais de 2300 colaboradores. Mas como em qualquer história de sucesso, os objetivos de Green não foram atingidos sem esforço. “All In” é a culminação de todas as aprendizagens de Green ao longo de uma carreira de mais de 40 anos, desde ferramentas práticas para histórias humildes sobre a sua ética de trabalho, este livro oferece um gostinho muito próximo daquilo que é, efetivamente, ser empreendedor.

 

“O Processo Empreendedor e a Criação de Empresas de Sucesso”, de Fernando Gaspar

Criar uma nova empresa, ou qualquer outro tipo de organização – um clube desportivo, uma associação ou uma atividade nova (negócio novo) – no seio de uma empresa já existente é uma opção que atrai um número cada vez maior de portugueses quer na esfera da sua atividade profissional, quer na esfera da sua atividade de cidadãos que se interessam pelo país e pelo mundo em que vivem, procurando torná-lo melhor, e conseguindo ao mesmo tempo, em termos pessoais, alcançar o êxito. Umas vezes por opção livre, outras vezes empurradas pelas circunstâncias, esta é uma decisão que, apesar de não se sentirem preparadas para ela, um número cada vez maior de pessoas enfrenta, e que pode determinar o seu futuro, para o bem ou para o mal. Em tempos de crise e de mudanças aceleradas, de crescimento do desemprego, de cada vez maiores dificuldades na construção de carreiras tranquilas e para toda a vida, apostar no nosso potencial empreendedor e inovador pode ser a única saída para vencer e ultrapassar todos os obstáculos que os atuais tempos difíceis nos colocam. Este livro, de um modo claro e pedagógico, procura tornar acessível a um vasto público o processo de criação de novas organizações de sucesso, apresentando, de forma original, as atividades que o empreendedor terá de levar a cabo, em três fases simples: (1) descobrir oportunidades, (2) angariar recursos, (3) lançar a empresa no mercado.

 

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais