Como se manter produtivo quando trabalha a partir de casa


Se existem várias distrações num escritório tradicional, em casa elas aumentam exponencialmente, complicando por vezes a sua produtividade. Saber permanecer ativo é fundamental, mantendo os bons resultados mesmo remotamente e, para isso, trazemos algumas dicas que o irão ajudar.


Acorde pela manhã

Mesmo que não exista a necessidade de se levantar às seis ou sete da manhã, como acontece frequentemente em empregos tradicionais, é importante que não se deixe dormir. Opte por uma rotina que comece por volta das nove da manhã de modo a obrigar o seu corpo a acordar e a ser realmente produtivo - não se esqueça que o nosso cérebro precisa do sol para perceber que tem de começar a funcionar, lendo a falta de luz natural como indicação de que está na altura de descansar. Por outro lado, levantar-se pela manhã garante que consegue contactar colegas e clientes sem qualquer tipo de problema e sem incomodar o seu descanso.


Construa um horário

Início das tarefas, pausa para almoço, em que dias da semana executa determinada tarefa, idas ao supermercado, saídas com o cão, tudo isto deve fazer parte do seu horário, ajudando-o a organizar melhor o trabalho e a evitar períodos mortos.


Vista-se para trabalhar

Trabalhar em pijama pode ser uma tentação mas isso irá prejudicar bastante a sua produtividade. Isto não quer dizer que tenha de colocar um fato, podendo sempre optar por uma roupa mais casual e confortável como um fato de treino, contudo, sair do seu pijama e do seu “ambiente de descanso” irá reforçar a ideia de que agora está na altura de trabalhar. Pode parecer uma dica tonta mas o seu psicológico percebe a diferença entre a roupa que usa, diminuindo consideravelmente a sua produtividade mesmo que involuntariamente.


Organize o seu espaço

Idealmente deve ter um espaço de trabalho próprio, nem que seja num canto da sala. Este espaço deve estar limpo e organizado, evitando ter brinquedos dos filhos ou material não relacionado com trabalho no meio dos documentos que são importantes. Compre prateleiras, capas e separadores, e não perca demasiado tempo à procura daquela folha tão importante.


Redes sociais e televisão

A regra das redes sociais aplica-se à sua casa, notificações no silêncio! Use as suas pausas para atualizar o perfil e verificar os posts e os comentários dos amigos. No entanto, existe outro grande inimigo na sua casa, a televisão. Muitas pessoas têm a tendência, quase automática, de ligar a televisão, levando-as a distrair-se constantemente.


Faça pausas para recarregar a energia

Seja para ir às compras ou passear o cão, aproveite o facto de trabalhar a partir de casa para fazer algumas pausas extras e recarregar a energia. Claro, não abuse desta vantagem, mas não tenha medo de a usar, especialmente ao final do dia quando a sua produtividade começa naturalmente a cair.


Trabalhar remotamente pode trazer grandes vantagens, sendo atualmente usada especialmente pelas empresas jovens, mas é preciso ser ainda mais rigoroso do que num escritório tradicional. Onde antes era guiado por horários rígidos e pelo olhar atento de colegas e chefias, agora é você que tem de criar as suas próprias barreiras de modo a aproveitar o melhor deste modo de trabalho.


ARTIGOS RELACIONADOS:

8 Dicas para Trabalhar em Casa

Melhores secretárias para quem quer trabalhar ao computador, mas em pé

Como ser produtivo nos dias em que se sente desmotivado


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais