Empreendedorismo

Matriz BCG: exemplo prático


HTML Editor - Full Version

A Matriz de BCG é muito utilizada no planeamento de negócios. Recorre a duas variáveis isoladas para efetuar a análise, e consoante os valores obtidos, o negócio é classificado em quatro tipos diferentes (Ponto de Interrogação, Estrela, Vaca Leiteira e Cão) existindo, para cada um deles, recomendações sobre estratégias a adotar por parte da empresa.

 

Para a construção da matriz, devem ser levados em conta 5 passos essenciais:
- Escolher a Unidade: a matriz BCG pode ser utilizada para analisar produtos, marcas ou uma empresa por si mesma.
- Definir o Mercado: uma das partes mais importantes da análise uma vez que uma definição errada do mesmo pode levar a classificações erradas. Por exemplo, se o mercado definido para a Mercedes for o dos “transportes familiares”, provavelmente será considerado um “cão”. Todavia, no segmento de “luxo” deverá assumir a posição de “estrela” ou “vaca leiteira”.
- Calcular o Market Share: Calcula-se através da divisão entre as vendas da empresa, e as vendas totais no Mercado.
- Descobrir a Taxa de Crescimento: calcula-se através da comparação de vendas entre pelo menos dois períodos. Por exemplo, se um cabeleireiro fizer 57 cortes em janeiro e 63 em fevereiro, o seu crescimento calcula-se da seguinte forma: (63-57):57. Neste caso, o resultado é 0,11, o que significa que se observou uma taxa de crescimento de 11%.
- Desenhar a Matriz


Colocando em prática estes conhecimentos, vamos supor que o João tem uma pequena loja de informática local e analisar quatro dos produtos de armazenamento de dados que disponibiliza para venda, para melhor compreender a aplicação e importância da matriz.

 

Cão – Disquete
Porque os computadores portáteis foram produzidos sem entrada para disquetes, e continuamente os desktops foram deixando de as incluir também, as disquetes caíram no desuso, a juntar-se ainda um grande défice de capacidade de armazenamento comparativamente com os outros meios disponíveis. Existem duas estratégias de ação possíveis: desistir do produto ou investir num plano de recuperação. No caso particular em questão e tendo em conta o mercado, a estratégia mais sensata é simplesmente retirar o formato da venda.

 

Ponto de Interrogação – CD-ROM
Engloba as piores características no que respeita a fluxo de caixa, pois requer investimento avultado mas proporciona pouco retorno. É a classificação mais imprevisível de produto, mas se confiar nas hipóteses de sucesso do mesmo, deve considerar como opções estratégicas: penetração no mercado e desenvolvimento do produto.

 

Estrela – Disco Externo
Exige bastante investimento, mas assume a posição de líder de mercado, gerando receita, o que equilibra o fluxo de caixa. O grande objetivo será então manter a participação no mercado porque a possibilidade de se tornar “vaca leiteira” é bastante viável. Todavia, em mercados passíveis de mudanças rápidas – como é o caso – é preciso cuidado porque uma “estrela” pode rapidamente tornar-se um “cão” com o advento de uma nova ferramenta recnológica. As estratégias recomendadas neste caso incluem a integração vertical, integração horizontal, penetração de mercado e/ou desenvolvimento do produto.

 

Vaca Leiteira – Pendrive
Pela facilidade de transporte, capacidade e preço acessível, as pendrives são as principais vacas leiteiras no negócio do João. O seu crescimento não é significativo, mas como a presença no mercado é muito forte, os lucros gerados são também muito altos. Recomenda-se contudo que, mesmo que seja feito em pequenas quantidades, exista sempre um investimento mínimo no produto para que este não caia no esquecimento. Opções estratégicas: desenvolvimento e diversificação do produto e contenção de custos.

 


ARTIGOS RELACIONADOS
O que é a Matriz BCG?
Market Share
 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais