Melhore a sua produtividade em 2019


A mudança de ano dá-nos frequentemente aquela onda de ar fresco que nos permite ser mais produtivo e pensar em formas de mudarmos a nossa rotina de trabalho, por isso, aproveite algumas dicas que farão a diferença na hora de construir um horário ou modo de trabalho que sirva melhor os seus desejos.


Analise a sua rotina

O primeiro passo é perceber que tarefas lhe ocupam mais tempo e, posteriormente, deve analisar até que ponto estas estão a ser feitas da melhor forma. Haverá algum modo de as concluir mais depressa com o mesmo nível de eficiência? Executá-las a uma hora em que se encontre mais produtivo, por exemplo.


Use os seus dons

Certamente que tem facilidade em fazer determinadas tarefas que lhe são quase naturais. Sempre que possível opte por ficar com elas, passando outras a colegas que trocarão consigo. Se não for possível, tente tratar desses assuntos depois daqueles que requerem maior concentração.


Atenção às distrações disfarçadas

Verificar o e-mail é uma das distrações disfarçadas de que estamos a falar. Provavelmente nem todas as mensagens são urgentes, e o facto de ter as notificações ligadas ou de verificar a caixa de entrada frequentemente, irá quebrar a sua concentração durante outras tarefas. De igual modo, verificar um chat de trabalho ou parar para atender ou fazer uma chamada, são elementos que parecem parte do seu trabalho imediato quando na realidade não o são. Trate destes assuntos entre tarefas importantes para descansar o seu cérebro sem comprometer a concentração.


O mito do multitasking

Escrever um relatório enquanto fala ao telefone (mesmo que sobre trabalho) pode parecer uma excelente ideia, permitindo-lhe realizar duas tarefas em simultâneo. Esta é uma função que o nosso cérebro tem, contudo, o multitasking em si não existe. Ainda que de facto para algumas pessoas seja fácil fazer duas tarefas, ou mais, ao mesmo tempo, na realidade o seu cérebro está a saltar de tarefa em tarefa. No final, poderá realizar algo mais depressa mas a qualidade nunca será a mesma de quando se concentra numa única tarefa de cada vez. Esta “função” do nosso cérebro é útil mas nem sempre deve ser usada.


Lute por um ambiente de trabalho saudável

Ser interrompido frequentemente, ouvir discussões, ou um colega ter música alta são elementos que constituem um mau ambiente de trabalho, cujo irá sempre afetar a sua produtividade. Se este é o caso, fale com as chefias e tente resolver a situação, quem sabe começar a trabalhar remotamente.


Ao ser mais produtivo, conseguirá melhores resultados, fará as suas tarefas mais depressa e, em geral, a sua saúde física e mental irá melhorar, evitando que caia num ritmo de stress do qual não consegue sair.


ARTIGOS RELACIONADOS:

Mitos sobre produtividade que o podem prejudicar

Como tornar o seu escritório num espaço ideal de produtividade

Como ser mais rígido com a sua produtividade


Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Tendências

Atualidade e inovação: o que está a mudar no empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais