Empreendedorismo

Método de Gordon


O método de Gordon serve para desenvolver novas ideias quando os indivíduos participantes na reunião não conhecem o problema específico que se pretende resolver, o que pode ajudar a que este não seja analisado de forma tão superficial, gerando ideias óbvias.

 

Nesta técnica, o empreendedor começa por mencionar um conceito geral associado com o problema, sendo que depois o grupo poderá responder expressando ideias menos condicionadas.

 

Tomando um exemplo, imagine que precisava de diminuir o tempo de distribuição de produtos de uma semana para um máximo de 72 horas. Poderia começar por perguntar “como podemos melhorar a satisfação dos clientes?” e aguardar as respostas do grupo. Depois pode avançar no nível de abstração e questionar “o que é que os clientes pretendem da distribuição?”. Por fim, coloca a pergunta real “como posso reduzir os prazos de distribuição para um máximo de 72 horas?”. Neste ponto, permite ao grupo assim criar sugestões de implementação ou refinamento da solução final.

 


ARTIGOS RELACIONADOS
Brainstorming

Brainwriting

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais