Empreendedorismo

Mobile: site ou app?


A sua empresa quer apostar no mobile, mas como: através do desenvolvimento de uma aplicação (app) própria ou otimizando o site que já tem para ser visualizado em mobile?

 

A diferença entre app e mobile site
Antes de refletir sobre as vantagens e desvantagens de cada instrumento, é importante compreender o que cada um deles é.

Um mobile site (ou site otimizado para mobile) é semelhante a outro site qualquer, sendo a sua característica diferenciadora o facto de ser desenhado para um ecrã menor com um interface de touch-screen. Além de todos os formatos e conteúdos que um site normal pode exibir (texto, imagens, vídeo, etc), o mobile site pode incluir ainda instrumentos específicos como o click-to-call (para fazer uma ligação telefónica direta) ou mapeamento baseado em localização.

Por outro lado, as apps necessitam de download e instalação nos dispositivos móveis, e podem funcionar transferindo todo o seu conteúdo (normalmente mais simples e limitadas, funcionando sem acesso à internet) ou trazendo conteúdo e dados da Internet.

 

As 10 questões a colocar antes da escolha


- A personalização é importante?
Já que a app está sempre ligada ao dispositivo do utilizador, uma das suas grandes funcionalidades é a possibilidade de criar experiências personalizadas.

 

- Pretende tirar partido das funcionalidades dos smartphones/tablets?
Precisa de utilizar a câmara, GPS, scan ou outra função do dispositivo? Se pretende colocar ao dispor dos utilizadores uma funcionalidade única e conteúdos especiais não disponíveis online, a app é a escolha mais acertada.

 

- O design e interface vão ser complexos?
Se deseja uma grande complexidade, o HTML pode não ser suficiente para os seus objetivos, sendo que as aplicações oferecem uma maior abrangência de opções de design.

 

- Tem um orçamento limitado?
De um modo geral, fazer um site é mais barato, fácil e rápido do que uma aplicação nativa.

 

- Está a tentar monetizar conteúdo e encorajar à compra?
Se tem um produto que oferece o potencial contínuo de compras, a melhor escolha é a app. Um carrinho de compras no site pode facilitar, mas o sistema de compra por app é muito mais simples e entrosado no resto das compras do utilizador.

 

- O SEO é importante?
Se parte da sua estratégia passa por aumentar a visibilidade nos motores de busca e direcionar mais visitas para o seu site, então dê prioridade a uma otimização mobile. As apps são ambientes fechados que não são alcançados por motores de busca.

 

- Vai enviar/receber grandes quantidades de informação e dados?
De um modo geral, uma app funciona mais rápido do que um site, porque não depende da Internet ou ligação à rede para reunir a sua informação.

 

- Há alguma dificuldade inesperada em algum dos modelos?
A Apple, por exemplo, obriga todos aqueles que desenvolvem aplicações a seguir parâmetros para que estas sejam elegíveis para a App Store, e o processo de aprovação pode demorar vários meses.

 

- Planeia fazer atualizações frequentes?
Atualizar apps nativas pode ser custoso. Primeiro, cada atualização precisa de aprovação da loja de aplicações, e em segundo lugar, se espera updates de design o site em versão mobile pode também ser a melhor escolha.

 

- Quer criar algo universalmente acessível?
Se quer chegar a toda a gente em múltiplas plataformas e dispositivos, o mobile site é a melhor opção. É mais rápido, fácil de colocar na mão dos potenciais clientes e é mais simples criar um menu que dê aos seus utilizadores o que precisam.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Notícias

Últimas novidades sobre o universo do Empreendedorismo

Saber mais

Agenda

Eventos na área do empreendedorismo

Saber mais