Empreendedorismo

Como motivar equipas


Gerir os recursos humanos de um negócio pode ser uma tarefa difícil. A melhor forma de o fazer é criando oportunidades de os colaboradores se relacionarem entre si e com os objetivos finais da empresa onde trabalham, atingindo melhores resultados de vendas, clientes mais satisfeitos e, consequentemente, vencendo a concorrência. Eis algumas ideias.  

 

Formar e treinar
Por muita experiência que um vendedor tenha, é importante dar-lhe formação e contextualiza-lo na cultura da empresa, modelo de vendas e linha de produtos e serviços oferecidos aos clientes. Do ponto de vista do vendedor, este ficará mais confiante e seguro no frente-a-frente com o cliente.

 

Definir objetivos de vendas atingíveis e mensuráveis
Os objetivos estabelecidos pela empresa para os seus vendedores devem não só ser realistas como mensuráveis, para que seja facilitada a definição de tarefas e atribuição de recompensas. Objetivos pouco claros e demasiado ambiciosos podem tornar-se frustrantes para o vendedor, afetando a sua performance.

 

Organizar reuniões de controlo de qualidade
Estas são reuniões informais onde, ao contrário da maioria, se discute a qualidade dos produtos ou serviços prestados. Não apenas isto assegura uma melhor comunicação entre colaboradores e chefias, como também cria uma atmosfera que ajuda a que todos trabalhem para o mesmo objetivo comum.

 

Benefícios por desempenho
A política de remuneração é um dos principais fatores a levar em conta na motivação dos colaboradores. Em vez de um sistema de remuneração fixa (onde não existe relação entre a remuneração e os resultados do vendedor), considere aplicar um modelo misto (onde existe uma parte de remuneração fixa e inatingível, e outra dependente dos resultados do vendedor), que poderá ser determinante na vontade e motivação dos vendedores para “vestir a camisola”.

 

Reconhecimento do trabalho
A recompensa financeira não é a única forma de mostrar aos seus melhores colaboradores o quanto lhes está reconhecido. Aproveite sempre para elogiar os bons trabalhos publicamente, atribuir títulos de estatuto (ex: empregado do mês) e diminuir a supervisão (demonstrando maior confiança no seu trabalho).

 

Proporcionar desenvolvimento de carreira
Um vendedor com perspetivas de desenvolvimento de carreira é um colaborador mais motivado a trabalhar melhor. Atribua maiores responsabilidades no desempenho de funções aos colaboradores mais eficientes, defina planos de carreira baseados em resultados e considere atribuir chefias temporárias durante férias de um superior.

 

Juntar colaboradores com clientes satisfeitos
Quando se gere uma equipa de pessoas satisfeitas com o trabalho que fazem, isso gera um impacto positivo. Por outro lado, clientes satisfeitos são um elemento positivo no desempenho dos colaboradores. Por isso, uma estratégia frutífera é encontrar uma forma de os clientes manifestaram a sua satisfação agradecendo à equipa pelo trabalho e esforço.

 

Guias Teóricos

Ideias e guias sobre tudo o que precisa de saber para criar um negócio

Saber mais

Casos de sucesso

Empreendedores de sucesso explicam como nasceram os seus negócios

Saber mais

Agenda

Eventos na área do Empreendedorismo

Saber mais

Guias Fiscais

Datas de entregas de documentos e obrigações de pagamento de impostos

Saber mais